Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Passagem-de-Ano cheia de festejos e melhor tempo

As condições meteorológicas adversas que se têm feito sentir suscitaram preocupações em torno das festas de Passagem-de-Ano ao ar livre no Algarve. A Câmara de Albufeira optou por virar o palco da praia dos Pescadores para Norte, devido à forte ondulação esperada, e a Câmara de Loulé transferiu a festa em Quarteira da praça do Mar para o pavilhão da Escola Secundária Laura Ayres.
31 de Dezembro de 2009 às 00:30
Palco da festa em Albufeira foi este ano virado para o interior devido ao estado do mar
Palco da festa em Albufeira foi este ano virado para o interior devido ao estado do mar FOTO: Roberto Pujales

Ainda assim, o sector hoteleiro regista boas taxas de ocupação e está previsto um desagravamento do estado do tempo, a ponto de a Protecção Civil ter decidido reduzir, a partir das 12h00 de hoje, o alerta de amarelo para azul.

"Adaptámo-nos à natureza face aos indicadores da Protecção Civil a respeito das marés", comentou o presidente da Câmara de Albufeira. Desidério Silva explicou que com ondulação forte e maré cheia à 01h30 do dia 1 foi decidido virar o palco da praia dos Pescadores para o interior, em vez da habitual ‘boca’ aberta para o areal. Ontem, a Câmara de Albufeira estudava ainda a hipótese de recolocar os pontos de lançamento do fogo-de-artifício, para não usar o pontão. A Câmara de Loulé decidiu ontem transferir a festa em Quarteira para o pavilhão de uma escola. "Não vale a pena correr riscos e é mais confortável para as pessoas", disse o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio.

Em Portimão faz-se "figas", como reconheceu o presidente da Câmara. Manuel da Luz admitiu não ter hipóteses de criar "cenários alternativos" para a festa na zona ribeirinha. Mas adiantou que as marcações em hotéis começaram a aumentar na terça-feira. O sector hoteleiro na região espera mesmo alcançar taxas de ocupação na Passagem-de-Ano superiores às do ano passado. Em Vila Real de Santo António, a festa na praia de Monte Gordo é coberta por uma tenda, como já aconteceu em 2008.

GUERRA DE CRUZEIROS NO DOURO

Apesar de o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) manter a proibição de os cruzeiros navegarem no rio Douro na Passagem-de-Ano, a operadora Douro Azul mantém a programação.

"O período crítico seria anteontem, às 02h00, e não houve cheias, por isso está previsto realizarmos o que estava programado", contou ao CM António Tavares, director de marketing da Douro Azul. O objectivo, segundo adianta, é fazer o circuito das pontes e tentar, pelo menos, navegar até à Régua.

Já o IPTM mantém a proibição e só hoje faz nova avaliação. "Vamos avaliar a situação com a Capitania do Porto, até porque os cruzeiros nocturnos carecem sempre de autorização", disse ao CM o presidente, Miguel Sequeira.

PORMENORES

CONCENTRAÇÕES

Albufeira (50 a 70 mil), Portimão (50 a 60 mil) e Monte Gordo (20 a 30 mil) são os locaisde Passagem-de-Ano ao ar livre onde se espera mais pessoasno Algarve.

REDUÇÃO DE ALERTA

O alerta amarelo no Algarve foidecretado às 12h00 do dia 28 eestava previsto ser mantido até às 21h00 do dia 2 de Janeiro. Ontem foi decidido reduzi-lo ao mínimo (azul), a partir das 12h00 de hoje.

FOGO-DE-ARTIFÍCIO

O Funchal vai ter um espectáculo pirotécnico com o tema ‘Ilhas Afortunadas’. Serão feitos mais de 91 mil disparos.

CENTRO DO PAÍS COM MÚSICA À BORLA

Os estabelecimentos hoteleiros da serra da Estrela estão esgotados para a festa de Passagem-de-Ano e os turistas que escolheram aquela região para dar as boas-vindas ao ano de 2010 podem contar com queda de neve nos próximos dias. Ontem de manhã, as estradas do maciço central estiveram fechadas à circulação automóvel, por causa de um nevão, mas foram reabertas ao início da tarde depois de limpas pelas equipas do Centro de Limpeza de Neve (CNL) da serra da Estrela. Segundo informações do CNL, as previsões para hoje são de muito frio e possível queda de neve.

Para quem não reservou alojamento antecipado na serra e quer começar o ano com neve, a solução passa por tentar uma vaga nas unidades hoteleiras das cidades mais próximas, como Covilhã, Guarda ou Viseu. Na região Centro há várias outras propostas de Réveillon, muitas delas gratuitas. É o exemplo da Nazaré, onde se juntam milhares de pessoas para assistir à contagem dos últimos minutos do ano, projectada na escarpa do Sítio. Apesar da instabilidade climatérica, não estão previstas alterações ao programa de animação na marginal.

O mesmo acontece em relação à Figueira da Foz, para onde está prevista uma noite de animação musical e pirotécnica, na avenida 25 de Abril.

Em Viseu, a autarquia preparou uma "noite encantada", no parque Viriato, com muita música e fogo--de-artifício.

GNR ACTUAM EM VEZ DE XUTOS

Foi uma opção de última horana sequência da hemorragia aguda que afectou Zé Pedro, dos Xutos& Pontapés: os GNR são cabeças--de-cartaz no concerto da Torre deBelém, em Lisboa. Além da banda, que sobe ao palco depois das 00h20, a noite de Fim-de-Ano conta também com a despedida dos Delfins, em Cascais, Emanuel, no Porto,os The Gift e José Cid, no Algarve, Toy em Setúbal e André Sardet na Figueira da Foz.

CALENDÁRIO DAS FESTAS

O ritual repete-se: atracções musicais e muito fogo-de-artifício, apesar do mau tempo, que já levou a alguns ajustamentos de espectáculos. Apesar disso, à meia-noite, 2010 começa em festa em todos os distritos do País.

AVEIRO

22h00 Praça do Peixe: D2 Vários DJ Fogo-de-artifício

BRAGA

23h00 Praça da República: Orquestra Galilea da Corunha Fogo-de-artifício

BRAGANÇA

22h00 Salão Multiusos dos Bombeiros de Bragança: Festa de Passagem de Ano

BEJA

00h00 Praça do Comércio de Odemira: Fogo-de-Artifício

CASTELO BRANCO

23h00 Docas Secas: Velha Gaiteira Fogo-de-Artifício

COIMBRA

22h30 Av. Marginal da Figueira da Foz: DJ convidados André Sardet

ÉVORA

22h00 Rossio de São Brás: King Mokadi Paolo Makossa Selecta Alice (Entrada paga)

FARO

22h00 Largo

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)