Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Paula Rego pode bater recorde

'Looking Back', de 1987, não é ‘só’ mais um quadro emblemático de Paula Rego, artista portuguesa de fama mundial, radicada em Londres. Em Junho vai a leilão na Christie’s de Londres e deverá ser arrematado por mais de 690 mil euros, superando o anterior recorde da artista.

19 de Março de 2011 às 00:30
‘Looking Back’ é uma das obras da pintora portuguesa de 76 anos, que vive em Londres desde os anos 1970
‘Looking Back’ é uma das obras da pintora portuguesa de 76 anos, que vive em Londres desde os anos 1970 FOTO: DR

Há três anos, na Sotheby’s londrina, ‘Baying’ foi então vendido por 558 100 libras, o equivalente a 642 mil euros. Já ‘Looking Back’ pertence a um período da carreira da pintora muito cobiçado pelos coleccionadores e foi feito numa altura de profunda tristeza, devido à doença e morte do seu marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

Segundo estimativas dos especialistas, o quadro pode atingir um valor entre 600 e 800 mil libras, ou seja, de 690 a 920 mil euros, estabelecendo assim um novo recorde para a artista portuguesa em leilão. A obra pertence à colecção privada de Kay Saatchi, ex-mulher de Charles Saatchi, coleccionador e dono da galeria Saatchi. Divorciada desde 2001, Kay regressa agora a Los Angeles depois de 25 anos a viver na capital britânica e, diz, está a desfazer-se de algumas peças da sua colecção por uma "questão prática".

A leilão estará ainda raro conjunto de desenhos de Lucian Freud e a escultura ‘Big Baby’, da autoria do artista australiano Ron Mueck, genro de Paula Rego. No total, a Christie’s conta que as obras presentes neste leilão, que decorrerá a 28 de Junho, angariem até 3,4 milhões de libras, quase quatro milhões de euros.

LEILÃO QUADRO PINTURA PAULA REGO CHRISTIE'S LONDRES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)