Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Paulo Nozolino devolve prémio

O fotógrafo Paulo Nozolino vai devolver o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte/Ministério da Cultura 2009. O acto é explicado como uma forma de "repúdio pelo comportamento obsceno e de má-fé" do Estado.
3 de Julho de 2010 às 00:30
Fotógrafo português obteve o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura
Fotógrafo português obteve o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura FOTO: D.R.

A decisão foi ontem anunciada através da Galeria Quadrado Azul, que representa o artista, numa carta onde Nozolino expõe as suas razões. "Ao abrigo de um parecer obscuro do Ministério das Finanças, todos os prémios de teor literário, artístico e científico não sujeitos a concurso são taxados em dez por cento em sede de IRS, ao contrário de todos os prémios do mesmo cariz abertos a candidaturas", escreve o artista de 54 anos.

Para receber os dez mil euros – entregues pelo Ministério da Cultura através da Direcção-Geral das Artes (DGA), teria de enviar à DGA certidões sobre a sua "situação contributiva e tributária, bem como uma nota de honorários", explica o fotógrafo, rematando: "É como uma acusação da parte do Estado de que não tenho a minha situação fiscal em dia e considero esse pedido uma atitude de má-fé".

A atitude de Nozolino ocorre precisamente numa altura em que os artistas estão a contestar os cortes orçamentais recentemente anunciados pela tutela.

OUTROS CASOS

CAMÕES RECUSADO

O escritor angolano José Luandino Vieira recusou o Prémio Camões (100 mil euros) em 2006 por "razões pessoais".

'PADRINHO' DÁ NEGA

Marlon Brando recusou o Óscar de Melhor Actor por ‘O Padrinho’. Em protesto contra a discriminação dos nativos, enviou uma suposta índia, que fez um discurso.

NOBEL FICA NA ACADEMIA

O francês Jean-Paul Sartre não foi receber o Nobel da Literatura de 1964, tal como já tinha feito com outros prémios.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)