Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Peça estreia na internet

Pela primeira vez em Portugal, a estreia de um espectáculo de teatro vai ter transmissão em directo via internet, resultado de uma ideia original do actor e encenador José Lobato.
22 de Janeiro de 2008 às 00:00
O espectáculo – ‘À Procura de Shakespeare’ – é uma adaptação de nove peças do bardo isabelino e estreia dia 1 de Fevereiro no Teatro Armando Cortez – Casa do Artista, mas quem não quiser, ou puder deslocar-se ao espaço de Carnide, pode ligar-se à net e, mediante o pagamento de 15 euros (‘pay perview’), assistir à sua estreia em directo.
O autor do projecto diz que, tanto quanto o seu conhecimento alcança, este tipo de iniciativa é inédita. “Creio que nunca foi feito – nem em Portugal nem em qualquer outra parte do Mundo – mas acredito que é uma ideia com grande potencial e que, de futuro, pode vir a transformar a forma como se pensa o teatro”, diz José Lobato, que também encena e actua no espectáculo. “Mesmo que de início as pessoas estranhem, com o tempo esta proposta pode tornar--se uma prática corrente e permitir a divulgação dos espectáculos no estrangeiro.”
Isto porque o encenador pretende alcançar um público mais alargado do que os dez milhões de portugueses residentes no País. O seu objectivo é cativar os 15 milhões que vivem espalhados pelo Mundo e que – garante – estão sedentos de cultura portuguesa.
“Sei, por experiência própria, que os portugueses que vivem no estrangeiro não têm acesso àquilo que se faz por cá. Excepção feita ao fado e à música popular, tudo o resto é desconhecido e há grande apetência por uma oferta cultural mais variada”, afirma. E é com essas premissas que sonha com o sucesso do projecto.
“Estamos a falar do espaço virtual. Conseguir mil aderentes à ideia é relativamente fácil. Há 30 países com comunidades portuguesas residentes... Se conseguirmos dez mil pessoas – que é perfeitamente exequível – é mais do que qualquer teatro consegue com uma única representação”, garante, entusiasmado.
O espectáculo, que será transmitido pela TVNet através de um portal que está a ser criado propositadamente para o efeito, cumprirá, depois, carreira normal na Casa do Artista (até 1 de Março). Para mais informações, consultar o blogue da companhia: http:\\aprocuradeshakespeare.blogspot.com.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)