Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Peça sobre pedofilia junta Eunice e Diogo

Diogo Infante quis reabrir o Teatro Maria Matos com ‘Dúvida’, o texto premiado de John Patrick Shanley que nos fala de pedofilia, mas não o faria sem a “grande Eunice” e foi preciso esperar que a actriz fizesse uma pausa na digressão de ‘Miss Daisy’ para poder estrear esta peça premiada (Pulitzer 2005 e vários Tony, incluindo o de melhor peça).
26 de Março de 2007 às 00:00
O espectáculo, dirigido por Ana Luísa Guimarães, estreia finalmente amanhã e a dar contracena à actriz veterana estará o próprio Diogo Infante, na pele de um padre acusado (justa ou injustamente, nunca saberemos ao certo) de assédio sexual a uma criança de 12 anos.
“Assim que soube que tínhamos o sim de Eunice, percebi que tinha de ser um grande actor a contracenar com ela, a enfrentá-la no palco”, explica a encenadora, que volta a assinar, com ‘Dúvida’, um espectáculo fortemente cinematográfico, a lembrar ‘Eu Confesso’, de Hitchcock. “Para mim, são os dois melhores actores que temos em Portugal”, acrescenta.
Quanto a Eunice Muñoz – que tinha contracenado com Diogo Infante na telenovela ‘A Banqueira do Povo’ – diz que aceitar este desafio foi o pretexto para voltar a partilhar o palco com “este homem tão bonito e tão talentoso” e ser dirigida por uma “óptima encenadora”.
“Sinto cada vez mais a necessidade de ser dirigida”, explica. “Cada novo espectáculo representa um esforço acrescido, até em termos de memória, e portanto preciso cada vez mais de quem me ajude a orientar-me. Estou sempre preocupada em evitar os truques que a nossa profissão nos dá, necessariamente, e pedi à Ana Luísa essa ajuda.”
Diogo Infante, que escolheu o texto, sublinha a sua actualidade. “A peça coloca-nos perante um bom tema para reflexão: o que acontece a alguém que é injustamente acusado de um crime e perseguido? É preciso pensar antes de mergulhar as pessoas em sofrimentos atrozes.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)