Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

‘Pedido de Casamento’ no Espaço da Corredoura

O Teatro Experimental Ideias do Levante, de Lagoa, apresenta, no dia 22 de Janeiro, às 21h30, no Espaço da Corredoura, em Tavira, a peça de Anton Tchekhov ‘Um Pedido de Casamento’.

17 de Janeiro de 2010 às 00:30
‘Pedido de Casamento’ no Espaço da Corredoura
‘Pedido de Casamento’ no Espaço da Corredoura

O espectáculo insere-se no ciclo ‘Teatro no Inverno’, promovido pelo Al-MaSRAH Teatro, de Tavira.

A peça de Tchekhov é uma das comédias clássicas do teatro russo. Trata-se de um enredo simples, escrito em 1889, que se centra num grande proprietário de terras e pai viúvo (Tchubukov), com o dilema de tentar casar a sua filha (Natalia Stepanova) com um jovem vizinho e caçador (Ivan Lomov) que um dia o visita, a fim de lhe pedir a mão da jovem.

A partir daí surgem cenas hilariantes, onde pequenas situações banais se chegam a converter em pequenas tragédias individuais.

‘Um Pedido de Casamento’ conta com encenação de Rui Mimoso. As interpretações estão a cargo de Isabel Costa, Fernando Guerreiro e Susana Campina.

Para o encenador, as peças de Tchekhov – uma referência incontornável do teatro realista europeu do século XIX – ‘deixam marcas’ e ‘as personagens mudam de estado de espírito em fracções de minutos em diversas acções de um mesmo acto. E, por isso, encenar ‘Um Pedido de Casamento’ constituiu um desafio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)