Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Pedro Mexia sai de cena

Pedro Mexia, subdirector da Cinemateca, anunciou ontem no seu blogue (a-leiseca.blogspot.com) que está de saída da instituição. Sem concretizar as razões da sua demissão antes do fim do mandato (Março de 2011), Mexia alega “motivos pessoais” para a sua decisão. “Não tem a ver com a instituição nem com nenhuma discordância com a gestão”, disse ontem ao Correio da Manhã.
23 de Julho de 2010 às 00:30
Mexia alega “motivos pessoais”
Mexia alega “motivos pessoais”

O subdirector despediu-se dos funcionários num e-mail em que dizia também que o seu último dia na Cinemateca seria ontem, exactamente na véspera de Maria João Seixas, a directora,  regressar de férias.

Mexia faz um “balanço positivo” dos dois anos e meio na direcção, apesar de salientar “dois momentos mais negativos: a morte de Bénard da Costa, um ano depois de ter assumido a direcção interina, e as dificuldades financeiras da Cinemateca.” Admitindo ao CM a sua “frustração”, Mexia lamenta: “Gostava de ter avançado com projectos que foram sempre inviabilizados pelos custos e porque não havia folga orçamental.”

Na Cinemateca, a decisão causou alguma surpresa, já que Pedro Mexia sempre dissera que cumpriria o mandato “até ao fim.”

O lugar de subdirector fica agora em aberto, mas fontes próximas da instituição avançam ao CM o nome do provável sucessor: José Manuel Costa. Professor de Cinema na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova,  “mantém proximidade com Maria João Seixas e é bem  possível que volte ao cargo”, contam as mesmas fontes. 

Costa entrou na Cinemateca em 1975, ajudou na criação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento e chegou a ser subdirector de Bénard da Costa. Demitiu-se em 2005, em divergência com o director. 

Fonte do Ministério da Cultura disse ao nosso jornal que o nome do novo subdirector “será anunciado muito em breve.” 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)