Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Pedro Osório: Sete anos de luta chegam ao fim (COM VÍDEO)

"A música é a minha vida!" Foi esta a mensagem simples que o maestro Pedro Osório deixou na homenagem que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) lhe prestou a 18 de Novembro, quando já estava muito debilitado. Durante sete anos lutou contra o cancro. Até ontem: morreu aos 72 anos, no Hospital São Francisco Xavier, Lisboa.
6 de Janeiro de 2012 às 01:00
Pedro Osório foi figura marcante dos Festivais RTP da Canção
Pedro Osório foi figura marcante dos Festivais RTP da Canção FOTO: PEDRO MONSERRATE

"Era um grande amigo, leal, rigoroso, com uma grande ética de vida e um grande sentido para a música, batendo-se pelos seus direitos", disse ontem ao CM o escritor e jornalista José Jorge Letria, amigo de longa data e colega na administração da SPA.

Figura marcante dos Festivais RTP da Canção como orquestrador, foi autor de musicais como ‘Só Nós Três' - com Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e Carlos Mendes - ou ‘As Canções do Século' - que juntou Rita Guerra, Helena Vieira e Lena D'Água.

O corpo é velado amanhã de manhã na sede da SPA, em Lisboa. Será depois cremado no cemitério do Alto de São João.

PERFIL

PEDRO VAZ OSÓRIO nasceu há 72 anos no Porto. Director e chefe de orquestra, ficou viúvo há um ano da jornalista Isabel Oliveira. Tinha dois filhos. Em 2011, Cavaco Silva condecorou-o com a Ordem da Liberdade.

PEDRO OSÓRIO MORTE MAESTRO SPA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)