Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Philip K. Dick com inédito em Janeiro

Voices From The Street’, um livro inédito de Philip K. Dick (1928-1982), é editado em Janeiro nos Estados Unidos pela Tor Books. Considerado um dos grandes mestres da literatura de ficção científica, Dick tem na obra que deu origem ao filme ‘Blade Runner – Perigo Iminente’ o trabalho mais conhecido.
28 de Novembro de 2006 às 00:00
Escrito em 1952-53 quando o autor tinha 24 anos, ‘Voices From The Street’ centra a acção nos anos 50 do séc. XX, narrando a história de Stuart Halley, um especialista em electrónica de Okland, na Califórnia, que, apesar do bom emprego e da óptima casa que partilha com a bela mulher, não se sente totalmente realizado. A insatisfação leva-o a mergulhar primeiro no sexo e depois no fanatismo religioso, atitudes que têm como consequência a depressão e a loucura, conforme noticia ontem o diário italiano ‘La Stampa’.
A acreditar nos (poucos) críticos literários que já tiveram acesso ao livro, esta é uma das obras mais realistas do escritor que produziu 44 livros e diversos contos e viu sete trabalhos adaptados ao cinema, sendo o mais famoso ‘Do Android Dream Of Electric Sheep?’, que deu origem a ‘Blade Runner – Perigo Iminente’, de Ridley Scott, título do livro na edição portuguesa de 1985.
Além deste, de entre as adaptações mais conhecidas, contam-se ‘Desafio Total’, com Arnold Scharzenegger (adaptado do conto ‘We Can Remember It For You Wholesale’), ‘Relatório Minoritário’, com Tom Cruise, baseado no livro homónimo, e ‘Pago para Esquecer’, com Ben Affleck, que adapta livremente a obra do mesmo nome. Já ‘O Exterminador Implacável’ e respectivas sequelas terão sido influenciadas por um outro conto, ‘Second Variety’.
Várias vezes vencedor dos mais prestigiados prémios na área da ficção científica como os Hugo e os Nebula, Philip K. Dick tem ainda editados em Portugal, em colecção de bolso da Europa-América, títulos como ‘O Profanador’ e ‘Os Três Estigmas de Palmer Aldrich’.
PERFIL
Philip Kindred Dick (16 de Dezembro de 1928 – 2 de Março de 1982) nasceu prematuro com a gémea, Jane, que morreu às cinco semanas. Vendeu o primeiro livro em 1955 e ‘A Transmigração de Timothy Archer’ foi o último publicado em vida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)