Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Picasso nu leva livreiro a tribunal

Nick Bertozzi, autor de banda desenhada de 36 anos, estava longe de imaginar a batalha legal que o esperava com a publicação do mais recente trabalho, em que retrata o mestre cubista Pablo Picasso tal como veio ao mundo.
30 de Maio de 2007 às 00:00
 A Banda Desenhada 'Salon' retrata um Picasso demasiado distraído para reparar na sua própria nudez
A Banda Desenhada 'Salon' retrata um Picasso demasiado distraído para reparar na sua própria nudez FOTO: Alejandra Villasmil/efe
Até aqui nada de mais, mas acontece que o livro, ‘Salon’, um ‘thriller’ sobre o movimento cubista, de que Picasso foi expoente máximo, acabou nas mãos de um menor de nove anos residente na Geórgia, EUA, de onde parte acusação de “distribuição de material indecente” sobre o livreiro, Gordon Lee.
“Foi um incidente infeliz”, comentou já o autor da malograda banda desenhada, também ele pai, residente em Nova Iorque e autor de outros títulos do género, nomeadamente ‘Houdini’, onde recria um dia na vida do célebre ilusionista.
O Picasso de Bertozzi é “um tipo divertido, distraído e boémio que fala francês com sotaque castelhano e que vive tão apaixonado pela sua arte que nem se dá conta de quando está ou não vestido”, contextualiza o ilustrador.
O caso data de 2004 quando, em plena ‘Noite das Bruxas’, Gordon Lee, respondeu ao tradicional pedido infantil de “doce ou traquinice” com uma série de bandas desenhadas, entre as quais incluiu, por engano, esta que agora é a causa de tantos dissabores.
Os pais do menor em causa reagiram ao episódio com uma queixa judicial, atitude que o autor do livro lamenta por ser excessiva: “Também sou pai mas lamento que antes de se tentar dialogar se tenha partido logo para a justiça”.
Com o julgamento marcado para Junho, Gordon Lee conta com o apoio de uma instituição pró-liberdade de expressão que reuniu para a sua defesa o equivalente a 60 mil euros. Se for condenado, Lee incorre numa pena até um ano de prisão e 743 euros de multa por cada uma das sete ofensas que lhe são imputadas.
Ver comentários