Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Pirataria: 15 mil cópias ilegais em dois dias

Cerca de quinze mil cópias ilegais de DVD-R e CD-R foram apreendidas, a 11 e 12 de Dezembro, pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e pela GNR, nas feiras semanais da Trofa e de Estela.
14 de Dezembro de 2010 às 12:17
IGAC e GNR apreenderam material informático
IGAC e GNR apreenderam material informático FOTO: d.r.

Em comunicado, o gabinete da ministra da Cultura explica que a operação conjunta do IGAC e da GNR, que participou com efectivos de Santo Tirso e da Póvoa de Varzim, está inserida num programa  de combate à pirataria.  

 

Este programa engloba acções de prevenção e alerta para a importância  do respeito pelos direitos de autor, mas também acções de fiscalização aos  locais onde este tipo de material costuma estar disponível.  

 

Um núcleo de supervisão sectorial vai ser criado, em breve, com o objectivo  de fiscalizar a comercialização, partilha e multiplicação ilegal de obras  e conteúdos não autorizados, em ambiente digital, informa o mesmo comunicado. 

 

Em 2010, mais de seis toneladas de material apreendido, sobretudo DVD-R  e CD-R, foi encaminhado pelo IGAC para destruição.  

 

Mais operações de fiscalização estão programadas para as zonas Centro,  Norte e Sul, segundo o comunicado do ministério da Cultura.  

Pirataria IGAC GNR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)