Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Piratas 2 batem recorde

Novo recorde para a história do cinema: ‘Os Piratas das Caraíbas 2 – O Cofre do Homem Morto’, protagonizado por Johnny Depp e Keira Knightley, foi o filme mais visto de sempre no fim-de--semana de estreia, nos Estados Unidos da América e Canadá.
11 de Julho de 2006 às 00:00
A película, realizada por Gore Verbinski, conseguiu nada menos do que 132 milhões de dólares (103,6 milhões de euros), suplantando assim o recorde anterior, que pertencia, desde 2002, a ‘Homem- -Aranha’, com 115 milhões (90 milhões de euros) arrecadados na estreia.
O produtor do filme, Jerry Bruckheimer (o das séries ‘CSI’), não cabe em si de contente, até porque o número significa que os espectadores que foram à estreia triplicaram em relação à primeira aventura dos ‘Piratas’, ‘A Maldição da Pérola Negra’, estreada há dois anos e que valeu a Johnny Depp uma nomeação para o Óscar.
“Algumas pessoas da indústria tinham previsto que iríamos ter números astronómicos, mas nunca pensei que se tornassem realidade”, confessou Bruckheimer.
Entre nós, o filme só estreia no próximo dia 20 mas a banda sonora chega hoje às discotecas, contendo músicas de Hans Zimmer e um tema extra remisturado pelo DJ Tiesto (‘He’s a Pirate’).
Entretanto, Bruckheimer já está a tratar da terceira aventura, que entrou em fase de pré-produção e terá Keith Richards no papel do pai de Depp.
outros filmes
A estreia de ‘Os Piratas das Caraíbas’ fez sombra ao filme que esteve na ribalta na semana passada, ‘Superman Returns’ (‘Super-Homem Regressa’ em tradução literal), enquanto nos 3.º e 4.º lugares do ‘top’ dos mais vistos encontramos ‘The Devil Wears Prada’, com Meryl Streep, e a comédia romântica ‘Click’, com Adam Sandler e Kate Beckingsale.
CENSURA CHINESA INDECISA
O Governo chinês negou ontem ter proibido a exibição no país de ‘Piratas das Caraíbas II’. De acordo com um funcionário da Administração Chinesa de Rádio, Televisão e Cinema, a película nem sequer foi submetida à aprovação. “Mesmo que o filme tenha conteúdo pouco apropriado para crianças, essas partes podem ser cortadas de acordo com a distribuidora americana. Não vejo porque não possa passar na inspecção da censura”, disse o mesmo funcionário, que pediu o anonimato. O desmentido surgiu na sequência de uma notícia veiculada ontem pelo jornal oficial chinês ‘Shanghai Daily’, no qual se lia que a censura chinesa tinha proibido a exibição do filme devido às cenas de canibalismo.
OS MAIS RENTÁVEIS
‘PIRATAS DAS CARAÍBAS 2’
Estreou a 7 de Julho de 2006 e fez 103 milhões de euros no primeiro fim-de-semana.
‘HOMEM-ARANHA’
Estreou a 5 de Maio de 2002 e arrecadou 90 milhões.
‘HARRY POTTER’
Estreou a 16 de Novembro de 2001 e fez 70 milhões.
‘PARQUE JURÁSSCIO - O MUNDO PERDIDO’
Estreou a 23 de Maio de 1997 e ganhou 56 milhões.
‘BATMAN PARA SEMPRE’
Estreou a 16 de Junho de 1992 e realizou 40 milhões.
‘BATMAN’
Estreou a 23 de Junho de 1989 e fez 31 milhões.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)