Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

PITT COMPARA TRÓIA COM GUERRA DO IRAQUE

O actor norte-americano Brad Pitt comparou a actual guerra no Iraque com as batalhas travadas no seu mais recente filme, 'Tróia' (já em exibição em Portugal), apresentado extra-competição no Festival de Cinema de Cannes.
15 de Maio de 2004 às 00:00
 Brad Pitt e Jennifer Aniston no Festival de Cannes
Brad Pitt e Jennifer Aniston no Festival de Cannes
No entender de Pitt, que interpreta o papel de Aquiles na super-produção realizada por Wolfgang Petersen, os "temas de Homero parecem ser bastante actuais".
Orçada em 200 milhões de dólares (cerca de 169 milhões de euros), a película, baseada na 'Ilíada', de Homero, inclui ainda no elenco Eric Bana, Saffron Burrows, Julie Christie, Orlando Bloom, Brian Cox e Peter O'Toole.
Saffron Burrows (que incarna Andromache, a mulher do príncipe Hector) foi mais longe ao garantir ter tido "uma sensação de 'dejà viu' entre o que aconteceu com os troianos e aquilo por que estamos a passar nos nossos dias". Brad Pitt, por seu turno, fez questão de realçar que "os erros e os sucessos" do passado existem "para que possamos aprender com eles ou ignorá-los. Todos procuramos o mesmo: a união da Humanidade e a forma de ultrapassar ódios e ressentimento que fomos construindo entre nós".
'CONSCIÊNCIA COLECTIVA'
No que se refere a Hollywood, o actor defendeu que, actualmente, se está a passar por uma fase de produção de épicos históricos: "É a nossa consciência colectiva", referiu, acrescentando que esta fase deve ser 'sol de pouca dura' e que brevemente a indústria voltará aos filmes de puro entretenimento.
Mas no que lhe diz respeito, um épico de guerra foi o suficiente: "Fiquei farto de andar de saia". Opinião contrária tem a sua mulher. Jennifer Aniston ('Amigos') gostou tanto de ver o marido no fato de Aquiles, que lhe pediu para ele o levar para casa e usá-lo...
O esforço "físico, a enorme pesquisa e a interiorização" da personagem de Aquiles foram os maiores desafios que Pitt encontrou no seu papel. O corpo musculado que ostenta é o resultado de meses de musculação, que incluiram abandonar o hábito de fumar que, entretanto, já retomou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)