Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Portalegre ouve jazz de alto nível

Henri Texier e o seu sexteto, o Strada, protagonizaram o melhor concerto da edição 2006 do Festival de Jazz de Portalegre que, durante três noites, encheu a sala de congressos do novo edifício da Câmara Municipal.
28 de Fevereiro de 2006 às 00:00
Aliás, o elevado nível dos músicos presentes no evento, revelou-se logo no concerto de abertura em que os contrabaixistas Carlos Bica, Carlos Barretto e José Eduardo interpretaram, de forma exímia, composições de grande recorte melódico/harmónica, e com arranjos excelentes.
Na mesma noite, o grupo Ficções, liderado pelo guitarrista Dudas, mostrou o seu estilo muito próprio, em que o jazz praticamente não habita, com perfumes de Egberto Gismonti e Al Di Meola. Excelente, como sempre, a execução de Dudas.
Concerto para recordar foi o de Henri Texier e o seu sexteto Strada. Tocando com uma dinâmica infernal e com arranjos cheios de lógica e de vanguardismo, Gueorgui Kornazov (trombone), Sébastien Texier (sax alto, clarinete e clarinete baixo), Manu Codjia (guitarra), Christophe Marguet (bateria), François Corneloup (saxofone barítono) e Henri Texier (contrabaixo) executaram um jazz positivo e concreto, de cariz bem moderno e extremamente bem executado. O jazz europeu ao seu melhor nível!
Nome grande do cartaz, DeeDee Bridgewater desiludiu com a homenagem a Josephine Baker e a França, país natal do actual marido e onde vive há 20 anos. Ao interpretar ‘clássicos’ de Piaff, Trenet, Distel, Bécaud ou Brel, a norte-americana mostrou arranjos indecisos, que não são nem os originais nem jazz, e com alguns ‘assassínios’, como ‘La Vie En Rose’ em ritmo latino e ‘La Mer’ aceleradíssimo. Pena que a melhor cantora negra de jazz tradicional ande, por motivos comerciais, a fazer este estranho projecto.
Felizmente para todos, no final Bridgwater cantou um blues que deixou o público em êxtase.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)