Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Portugal está na moda

Não é preciso ser um génio para perceber que isto de cantar em português já não é o bicho de sete cabeças que era há uns anos e que muito boa gente, apostada em fazer carreira na língua de Camões, tem vindo a somar pontos.
29 de Agosto de 2005 às 00:00
Adriana Calcanhotto (esq.) e Mariza são duas das cantoras representadas neste disco, já disponível
Adriana Calcanhotto (esq.) e Mariza são duas das cantoras representadas neste disco, já disponível FOTO: Natália Ferraz / Pedro Catarino
Fenómenos como Mariza ou os Humanos são a prova de que o público se habituou – e quer – ouvir cantar na sua língua, ao ponto da música lusófona ter estado, nos últimos dois meses, em grande no ‘top’ de vendas de discos. Entre portugueses e brasileiros, 70 por cento dos álbuns mais vendidos em Julho e Agosto são cantados em português.
E é por estas e por outras razões que três editoras multinacionais – a Sony/BMG, a Universal e a EMI – decidiram juntar esforços para lançar um disco que faz pontaria a um mercado cada vez mais interessante.
‘P – Êxitos na Tua Língua’ é o sugestivo título do disco, duplo, que reúne alguns dos artistas mais populares dos dois lados do Atlântico – desde de Xutos & Pontapés a Adriana Calcanhotto, de Madredeus a Tribalistas, de Pedro Abrunhosa a Ivete Sangalo – e que está hoje à venda.
PARA TODA A GENTE
Paulo Ferreira, director de marketing estratégico da Sony/BMG e coordenador do projecto, explicou ao CM que a ideia para o disco, que surgiu no ano passado, foi sendo ‘cozinhada em lume brando’ e que, se tudo correr bem, deverá haver mais discos ‘Na Tua Língua’.
“Os êxitos da música cantada em português, felizmente, não se esgotam num só álbum, mesmo sendo duplo, e, embora não saibamos ainda com que regularidade isto pode ser feito, queremos dar continuidade ao ‘P’”, revelou. O público alvo quer-se o mais abrangente possível, até porque, conforme garante Paulo Ferreira, “toda a gente consome música portuguesa”.
“O objectivo deste disco – e dos próximos – é atingir todas as faixas etárias. Para isso é que lá estão representados desde Boss AC até Dulce Pontes”, acrescentou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)