Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Portugueses já facturam na ARCO

Uma fotografia/caixa de luz de Rita Magalhães, uma pintura de Antonio Mesones, duas fotografias de Rafael Agredano e uma caixa de luz de Chema Alvargonzález são algumas das obras e artistas que já começaram a facturar na ARCO Madrid que, oficialmente, só hoje abre as portas ao público.
15 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Cerca de 15 mil portugueses visitam, anualmente, a ARCO
Cerca de 15 mil portugueses visitam, anualmente, a ARCO FOTO: Juanjo Martin / Epa
A decorrer no Parque Ferial Juan Carlos I, por mais quatro dias, ali não falta por onde escolher. São 206 galerias de 29 países, 14 das quais portuguesas, tantas quantas as do país convidado: a Coreia.
Estas primeiras aquisições foram realizadas pela Fundação Coca-Cola de Espanha e destinam-se a enriquecer a sua colecção de arte ibérica que conta já com trezentas obras de artistas portugueses e espanhóis. Mas a Coca-Cola não é caso único. Dezenas de instituições estão presentes em Madrid, com orçamentos na ordem das centenas de milhar de euros, atentas à oferta de um mercado que prima pela diversidade.
A ARCO Madrid é tida como a mais importante feira ibérica de arte contemporânea e uma das mais importantes do Mundo. E, de edição para edição, refina a aposta no coleccionismo como rampa de lançamento para a internacionalização. Este ano, o país convidado é a Coreia, mas para o ano será o Brasil, o que promete projectar Portugal.
“O reforço da presença portuguesa será ainda mais importante em 2008 porque nesse ano o Brasil será o país convidado e Portugal tem laços fortes com essa cultura”, nas palavras de Lourdes Fernández, directora da feira.
Com efeito, Portugal está presente com tantas galerias quantas as da Coreia: catorze. E, entre elas, estão artistas como José Pedro Croft, Ângelo de Sousa, Helena Almeida, Daniel Blaufuks, Graça Morais, Paula Rego ou Fernanda Fragateiro.
A esta expansão portuguesa de galerias e artistas acresce a dos visitantes, “mais de 15 mil portugueses”, calcula a organização com base em anteriores edições.
Em números a presente edição traduz-se por 206 galerias participantes de um total de 550 candidatas, 49 das quais em estreia, oriundas de 29 países, sendo a Europa o continente mais representado. Por último, esta 26.ª edição será lembrada como um tempo de mudança e isto porque 2007 é ano de transição para novo formato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)