Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

PORTUGUESES PAGAM MAIS POR TRILOGIA

A trilogia ‘Guerra das Estrelas’ em DVD, recentemente lançada no mercado, é mais cara em Portugal do que em outros países europeus.
30 de Setembro de 2004 às 00:00
Na verdade, o ‘pacote’ com os três filmes da saga de George Lucas custa nas lojas nacionais cerca de 70 euros, quando no resto da Europa o preço é mais barato 20 ou até 30 euros. O mesmo se passa em relação às lojas ‘on-line’.
Esta diferença de preços é ainda mais aberrante se tivermos em conta que uma mesma cadeia comercial vende em Portugal e noutro país europeu o DVD por valores bastante díspares. É o caso das lojas Fnac, que comercializam a trilogia em Portugal por 69,95 euros, quando em França o custo é de ‘apenas’ 49.99 euros.
MERCADO PEQUENO
Admitindo que “o preço é, realmente, alto”, Jorge Coelho, do departamento de Comunicação da Fnac Portugal, justificou esta diferença com o facto de o número de exemplares da edição portuguesa ser inferior quando comparada com as edições de outros países.
“Apesar de o número de exemplares ser grande para o mercado português, ele é muito pequeno em comparação com o dos outros países. Por isso, os custos são mais elevados”, disse aquele responsável, acrescentando que a edição espanhola pode ser dez vezes maior que a portuguesa, enquanto que a inglesa pode ser mais de 30 vezes superior.
MAIS BARATO NA INTERNET
Ainda assim, a desigualdade nos preços é, de facto, chocante quando se comparam os preços praticados em Portugal e no resto da Europa.
Na vizinha Espanha, por exemplo, a loja DVDGO vende a trilogia por 50 euros, enquanto que no Reino Unido a Benson’s World cobra 42.41 e a EzyDVD (Austrália) 40.22 euros.
O preço mais apetecível, contudo, encontra-se na Internet, na Amazon.com, que pede 34.09 euros pelo conjunto dos três filmes.
Por cá, porém, a concorrência praticamente não se faz sentir. Isto porque, numa consulta levada a cabo pelo CM junto das principais grandes superfícies a diferença não chega sequer a dois euros. Senão veja-se: A Worten e o Feira Nova vendem o DVD por 69.90 euros, enquanto que na Fnac Portugal o preço é de 69.95. No Jumbo é de 70.99.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)