Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Portugueses preferem museus e salas de cinema

O cinema e os museus foram, este ano, os destinos de lazer eleitos pelos portugueses em detrimento dos livros, que são cada vez mais mas se lêem cada vez menos... Lá dizia Saramago. “Ler sempre foi e será coisa de minoria.”
29 de Dezembro de 2006 às 00:00
O Museu dos Coches mantém o título do mais visitado museu nacional
O Museu dos Coches mantém o título do mais visitado museu nacional FOTO: Pedro Catarino
Visitas aos 26 museus nacionais foram, só no primeiro semestre de 2006, 25 por cento mais do que em igual período do ano anterior. Em Outubro o número de visitantes já ultrapassava o milhão.
Sem surpresa, o mais visitado continua a ser o Museu dos Coches, em Lisboa, com mais de 218 mil visitantes. E, logo atrás, fica o Museu Nacional de Arte Antiga.
As salas de cinema, por seu turno, registaram nos primeiros nove meses de 2006 cerca de 11,9 milhões de espectadores, o que equivale a mais meio milhão do que em igual período de 2005.
A quatro dias do Natal estreou ‘20,13’, o novo filme de Joaquim Leitão, realizador que tinha em ‘Tentação’ o recorde nacional, perdido em 2005 para ‘O Crime do Padre Amaro’: 380 mil espectadores.
Ao contrário de cinemas e museus, os livros perdem terreno de ano para ano, isto apesar de uma média de edição de 35 títulos por dia.
A situação não é de hoje e, em Junho, foi considerada uma “prioridade política” que deu origem a um Plano Nacional de Leitura.
Contudo, em Novembro as 70 editoras que aplaudiram a iniciativa alertaram para o facto de esta estar a passar despercebida à população, professores e escolas.
Posto isto, o mercado do livro sobrevive como pode, com a Fnac a abrir entre nós a décima loja e a Bertrand a ser comprada pelo consórcio alemão Bertelsmann que já detinha o Círculo de Leitores.
O ANO EM NÚMEROS
FILMES
‘O Filme da Treta’, com António Feio e José Pedro Gomes, foi o recordista nacional com 271 mil espectadores, número insignificante perante os 750 mil que viram ‘O Código Da Vinci’.
MUSEUS
O Museu dos Coches foi o mais visitado de todos os museus portugueses em 2006, com 218 552 entradas registadas até ao dia de ontem. Em 2005 o número de visitantes foi de 204 062.
LIVROS
De acordo com dados disponibilizados pela União de Editores Portugueses, são publicados em Portugal 14 mil livros por ano, o que representa mais de mil por mês. Uma média de 35 por dia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)