Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Postal assinala os 65 anos do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo

É o clube filatélico mais antigo dos Açores.
J. Pires Santos 6 de Junho de 2017 às 21:21

O associativismo filatélico em Portugal já conheceu melhores dias, pelo que é de louvar o trabalho persistente do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, que este ano celebra 65 anos de actividade. É um dos clubes filatélicos mais antigos do País e o mais antigo dos Açores.

Fundado a 10 de junho de 1952, este núcleo é uma Associação Cultural de Filatelistas mas abrange outras formas de colecionismo, nomeadamente a Numismática, Medalhística, Notafilia e Papéis de Valor. Tem como principal objetivo divulgar a História e a Cultura Açoriana através do colecionismo.

Não sendo atualmente filiado na Federação Portuguesa de Filatelia, este núcleo foi um dos clubes filatélicos fundadores.

Os Correios de Portugal associam-se à efeméride e vão editar, no dia 10 de junho, um inteiro-postal comemorativo com taxa para o correio doméstico – N20g, cujo selo é ilustrado com o Obelisco Alto da Memória.

O monumento está localizado no cimo do Jardim Duque da Terceira, no centro histórico da cidade, e foi erigido no século XIX em honra de D. Pedro IV. De evidente simbologia maçónica, teve a sua primeira pedra lançada a 3 de março de 1845, tendo sido concluída a sua construção em 1856.

O verso deste inteiro-postal reproduz a cidade de Angra do Heroísmo e, em segundo plano, o emblema do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, com a mensagem: ‘65 anos a divulgar a História e Cultura Açoriana através do Colecionismo’.

Com design de Carla Ramos, o inteiro-postal tem uma tiragem de três mil exemplares.

Entretanto, até final de junho, o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo está a apresentar, no Núcleo Museológico dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, uma exposição sobre o Centenário das Aparições de Fátima. O evento, onde podem ser apreciadas excelentes coleções sobre a temática Mariana, vai coincidir no tempo com o início das Festas Sanjoaninas.

Para marcar este aniversário e obliterar este inteiro-postal, os Correios de Portugal vão compor uma marca postal alusiva que estará à disposição dos colecionadores no dia 10 de Junho, na loja dos correios da cidade de Angra.

colecionismo J. Pires Santos CTT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)