Os quatro músicos dos U2 vão ser condecorados no próximo domingo pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Oficial da Ordem da Liberdade. A cerimónia protocolar decorrerá no Palácio de Belém, às 16h00, com a presença dos quatro membros do grupo. À noite, o Chefe de Estado assistirá ao concerto do grupo no estádio de Alvalade, confirmou ao CM Nuno Braamcamp, da R & B, promotora do espectáculo.
A distinção à banda irlandesa deve-se ao seu “mérito artístico” aliado à constante “defesa de causas humanitárias e dos direitos humanos”, de acordo com um comunicado emitido ontem pela Casa Civil do Presidente da República.
Desta forma, os músicos Paul Hewson (Bono), Adam Clayton e Dave Evans (The Edge) e Larry Mulen Jr. passarão a ser membros honorários da Ordem da Liberdade, a qual reúne “pessoas que revelaram interessse e abnegação em favor da colectividade”.
A homenagem é concedida num momento em que os U2 vivem “um momento de maturidade artística e grande reconhecimento à escala global” e também pelo estreitamento da “ligação da banda a Portugal”, onde, recorde-se, realizaram, em 2004, as fotografias para o mais recente álbum, ‘How To Dismantle An Atomic Bomb’.
O comunicado realça a importância do envolvimento dos U2 na questão da dívida dos países do Terceiro Mundo para o agendamento público desta matéria (que culminou no Projecto Jubileu 2000) e em causas como a Amnistia Internacional ou a Greenpeace. Além das causas nobres, o comunicado relembrou ainda canções que o grupo compôs especialmente para ‘alturas de crise’, como ‘Miss Sarajevo’ (confrontos na ex-Jugoslávia), ‘Wal On’ (de apoio à birmanesa Aung Sam Suu Kyi) ou ‘Love From Short Distance’ (verdadeira carta aberta ao povo de Timor-Leste).
No domingo, os U2 entram em palco às 22h00.
BEIJO DE BONO NA MEMÓRIA
Um beijo na face foi quanto bastou para Bono protagonizar um memorável episódio em palcos lusos, que envolveu Rita Carmo, repórter fotográfica. A 15 de Maio de 1993, os U2 traziam a Portugal a ‘Zooropa Tour’, digressão revolucionária dada a utilização massiva e aparatosa do conceito multimédia. Rita Carmo tinha, à época, 23 anos, e estava a dar os primeiros passos na fotografia para o jornal ‘Blitz’, onde ainda hoje trabalha. Junto ao palco, no local reservado aos profissionais da imagem, debatia-se para captar o ‘melhor ângulo’ de um Bono irrequieto, que empunhava uma câmara de filmar e brincava com as objectivas dos fotógrafos. De repente, o cantor tira-lhe a câmara e pespega-lhe um beijo. “Talvez tenha sido por ser rapariga”, tenta justificar Rita Carmo ao CM. “Foi um momento muito especial, até porque era (e sou) fã dos U2. Ficou na minha memória e não só. Ainda hoje, muita gente me fala desse dia”, conta.
Segunda-feira, 8 de Agosto de 2005. O cansaço é geral. Estamos sem forças depois do monumental concerto do dia anterior. Para descomprimir, decidiu-se ir até ao centro de Barcelona, Las Ramblas, para o almoço e para aproveitar para conhecer a linda cidade um pouco melhor. Como não podia deixar de ser, o futebol marcou presença com muitos fãs a exibirem orgulhosamente as camisolas dos seus respectivos clubes. As únicas conversas que se ouvem são referentes ao concerto. Foi algo de transcendente. Quem viu os U2 pela primeira vez, não consegue esconder a alegria. Las Ramblas estava repleta de gente e de animação.
Após o almoço, fomos conhecer o Hard Rock Café onde encontrámos mais fãs portugueses que tinham ido ver o concerto.
Continuamos os passeios pela cidade mas com um objectivo diferente: a organização decidiu dar uma festa U2 à noite e era necessário comprar comes e bebes para todos. Chegámos à residencial com muita ansiedade para ver se a nossa entrevista e performance de ‘Sometimes You Can’t Make It On Your Own’ iria aparecer na Antena 3 espanhola, o que não se confirmou para tristeza nossa. A festa correu conforme esperado: muita conversa. Tema principal o sexo dos anjos, ou seja, qual o melhor: ‘Achtung Baby’ ou ‘The Joshua Tree’? Não houve vencedor, mas todos concordaram que os U2 são os melhores!
O CM publica esta semana o diário de viagem do grupo de fãs U2 Portugal, U2 dot e U2 PT que acompanha os concertos em Barcelona e Madrid.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.