Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

PRÉ-CANDIDATURAS À UNESCO

A Baixa pombalina, a Serra da Arrábida e a Universidade de Coimbra são alguns dos pré-candidatos a património mundial da UNESCO, disse à agência Lusa o presidente da Comissão Nacional (CN) da organização.
15 de Maio de 2004 às 00:00
 A Serra da Arrábida
A Serra da Arrábida
De acordo com José Sasportes, a CN apresentou ontem uma lista indicativa de locais com potencial para serem candidatos a património mundial. São eles: a Baixa pombalina, o Buçaco, a Universidade de Coimbra, a Serra da Arrábida, o Convento de Mafra, a Costa do Sudoeste e as fortificações de Elvas e um deles pode vir a juntar-se, em 2007, aos 12 bens imóveis já classificados. As entidades responsáveis por estes locais podem apresentar a sua candidatura à CN que só pode avançar com uma proposta por ano, explicou.
Uma vez que Marvão será candidata em 2006, o próximo local será apresentado em 2007 devendo a CN escolher aquele que primeiro apresentar uma candidatura completa.
Sasportes lembrou ainda que em Junho a UNESCO avalia, na China, as candidaturas da ilha do Pico, cuja apreciação foi adiada desde 2003, e das Selvagens.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)