Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

PREPARANDO O NATAL

Começou a contagem decrescente para a festa das festas e as editoras multiplicam-se no lançamento de livros que nos enchem os olhos antes mesmo de nos chegarem às mãos. As montras das livrarias não nos deixam mentir e elas aí estão, capazes de fazer corar a mais vaidosa das árvores de Natal.
4 de Dezembro de 2004 às 00:00
E porque está o Natal para a criançada tal como os livros da época, os títulos que se seguem são só para eles e dão conta dos ícones da quadra: a árvore e a festa, uma prenda e um menino muito especial...
Com a chancela da Porto Editora, texto de Dugald Steer e ilustrações de Susana Ronchi, ‘A Pequena Árvore de Natal’ leva-nos até ao Pólo Norte, onde “numa terra de gelo e neve, existe uma pequena quinta com uma oficina nas traseiras”... Pai Natal localizado, a história tem o mérito acrescido de também localizar os brinquedos preferidos que, um dia, desaparecem. E ainda: cada livro, um euro para a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro).
“Ainda falta muito para o Natal?” é a pergunta que, a partir desta semana, mais ameaça repetir-se e a menina dos tótós já começou... O livro chama-se ‘Camila Celebra o Natal’, tem o selo da Asa, o texto de Aline de Pétigny e as ilustrações de Nancy Delvaux. O pinheiro e a estrela lá no alto, a coroa na porta e a preparação da consoada, as prendas e as canções, a família e tudo o mais que faz a festa, está tudo aqui, qual manual de instruções para um Natal feliz!
Com as ilustrações de Manuela Bacelar e a prosa de Margarida Fonseca Santos, a Presença oferece ‘Uma Prenda Muito Especial’: a história tem a floresta por cenário e a bicharada por protagonista. Sobre o argumento, dizem os editores, tudo começa com um aviso afixado na árvore mais alta, onde se convocam todos os animais para receber uma prenda e é então que o espanto apanha todos de surpresa que é como quem diz: ninguém vai dormir naquela noite, uma noite especial, a noite de Natal.
‘O Menino Jesus’ conta a história do herói da História... A D. Quixote editou, Allia Zobel-Nolan escreveu e Steve Cox ilustrou esta viagem às origens do Nazareno, da Nazaré a Belém. Entre uma e outra etapa, temos os pormenores da história e as surpresas do livro. E, conhecidos os livros, compreende-se melhor a pergunta: “Ainda falta muito para o Natal?”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)