Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Presidente celebra figuras dos palcos

Os actores Ruy de Carvalho, António Feio, Manuela Maria e Beatriz Batarda foram ontem condecorados pelo Presidente da República, Cavaco Silva, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, que se comemora hoje com espectáculos gratuitos em todo o País.
27 de Março de 2010 às 00:30
Ruy de Carvalho, António Feio e Beatriz Batarda junto ao Presidente da República, Cavaco Silva
Ruy de Carvalho, António Feio e Beatriz Batarda junto ao Presidente da República, Cavaco Silva FOTO: António Cotrim

Ruy de Carvalho, novo grande oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, diz que "qualquer prémio é bom se acham que merecemos". No entanto, acrescenta que ainda não ouviu a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, falar sobre teatro. "É pianista, pessoa de cultura, portanto espero que atente nas necessidades do teatro", conclui.

Por seu lado, Joaquim Benite, comendador da Ordem do Infante D. Henrique, disse que os prémios representam maior responsabilidade. "Tenho recebido vários ao longo da carreira e lembro-me sempre do poema de Kipling ‘Se’. Diz que ‘triunfo e derrota são igualmente ilusões’. Habituei-me a pensar o mesmo", garante.

Para a mais jovem das condecoradas no Museu dos Coches, Beatriz Batarda, de 35 anos, o dia é de festa. Além de ter recebido o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, estreia hoje, às 21h30, no Cartaxo, a sua primeira encenação, ‘Olá e Adeusinho’. Foram ainda condecorados Maria Custódia Gião e a Seiva Trupe, do Porto.

Como é habitual no Dia Mundial do Teatro, hoje é possível ver peças sem pagar bilhete. Em Lisboa, o Teatro Nacional D. Maria II tem programado ‘A Visita’ (11h00), ‘Robinson Crusoe’ (16h00), ‘Rei Édipo’ (21h30) e ‘Num Dia Igual aos Outros’ (21h45). No Maria Matos é possível ver ‘Ivanov’ (21h30). Já em Cascais a data serve para inaugurar a avenida Raul Solnado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)