Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Presidente visita Chalet histórico

Com os andaimes montados e os membros da equipa de restauração munidos de batas, pincéis e tintas, decorriam, esta quinta-feira, em pleno, as obras de recuperação do Chalet da Condessa d’Edla, em Sintra, quando chegou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a primeira dama, que visitaram o espaço – listado pela Unesco como Património da Humanidade desde 1995 – no âmbito de um périplo pelo concelho.
4 de Novembro de 2011 às 01:00
Primeira-dama e Chefe de Estado dedicaram o dia a visitar o concelho de Sintra
Primeira-dama e Chefe de Estado dedicaram o dia a visitar o concelho de Sintra FOTO: José Sena Goulão/Lusa

Maria Cavaco Silva foi mesmo a primeira a assinar o livro de visitantes do Chalet, mandado construir no século XIX pelo rei D. Fernando II e baptizado com o nome da sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa D'Edla.

O edifício histórico, que ardeu completamente em 1999 e está em recuperação desde 2007, nunca deixou de poder ser visitado pelo público - dentro da política ‘aberto para obras' - mas neste momento está já em fase de acabamento.

Sempre curioso, o Presidente não deixou de fazer perguntas sobre a reconstrução, deixando, no final, a sua palavra de agrado e de aplauso pelo bom trabalho dos restauradores.

Segundo o arquitecto José Maria Lobo de Carvalho, que coordena a obra desde o início em colaboração com a conservadora e restauradora Graça Horta, "o processo deverá estar concluído até à Primavera de 2012, altura em que o Chalet estará em todo o esplendor original", mas até lá pode ser visitado.

A viagem presidencial terminou ao final da tarde, com Cavaco Silva a receber a da Chave de Honra do Concelho de Sintra.

Cultura Património da Humanidade Chalet d'Edla Sintra Presidente da República Cavaco Silva Maria Cavaco Silva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)