Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS PARA J. K. ROWLING

A escritora britânica J. K. Rowling, autora da saga de Harry Potter, acaba de ser distinguida com um dos mais importantes galardões da vizinha Espanha: o Prémio Príncipe de Astúrias da Concórdia.
11 de Setembro de 2003 às 00:00
A escritora britânica acaba de ser distinguida em Espanha
A escritora britânica acaba de ser distinguida em Espanha FOTO: Julian Martin
Não sendo este um prémio literário por excelência, ainda que lhe reconheça o mérito de “ter ajudado crianças de todas as raças e culturas a descobrir o prazer da leitura”, serve o mesmo para distinguir o valor humanitário da obra de Rowling.
Na origem da deliberação do júri estão “ideias que encorajam e tornam possível o entendimento e a harmonia entre os homens”.
O Prémio da Concórdia é um dos oito que constituem prémio maior, o Príncipe de Astúrias, e tem o valor pecuniário de 50 mil euros: soma irrisória para quem já vendeu mais de 200 milhões de livros, o último dos quais valeu à editora inglesa um recorde de vendas e de lucros.
Na edição anterior, relativa a 2002, foram premiados o maestro israelita Daniel Barenboim e o escritor palestino Edward Said.
CURIOSIDADES
O SUCESSO
Entre o primeiro e o último título de Harry Potter contam-se cinco livros e um sucesso de vendas e de lucros que se traduz por 200 milhões de cópias, 55 traduções e 200 países. A saga prevê sete livros e cinco filmes, tendo a autora já avisado que ao sétimo pára... Será?
NA INTERNET
‘Harry Potter e a Ordem da Fénix’, o quinto título da colecção, chega à livrarias no dia 25 Outubro com a chancela da editora Presença, mas o primeiro capítulo e a reserva de exemplares está já disponível via Internet. Para tanto, consulte-se a página da Webboom.pt e aproveite-se as condições especiais de subscrição.
O PATRIMÓNIO
J. K. Rowling é detentora de um património avaliado em mais de 442 milhões de euros, o que equivale a onze vezes mais do que a rainha Elizabeth II. Este valor corresponde a mais de 200 milhões de livros vendidos, direitos sobre adaptações para o cinema e dos que resultam de artigos de ‘merchandising’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)