Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Projecto de Siza Vieira abriga obra de Nadir

A Fundação Nadir Afonso será instalada no próximo ano num moderno e original complexo de edifícios da autoria do arquitecto Siza Vieira, em Chaves, cujo projecto foi apresentado ontem à noite naquela cidade transmontana.
17 de Janeiro de 2009 às 00:30
Chaves. Projecto assinado por Siza Vieira vai servir
Chaves. Projecto assinado por Siza Vieira vai servir FOTO: D.R.

"Acho que as minhas ideias sobre a essência da obra de arte podem germinar mais neste novo espaço", afirmou ao CM Nadir Afonso, de 88 anos. Artista plástico vanguardista, procedeu ao longo de décadas a uma teorização sobre a obra de arte, cuja singularidade se harmoniza com o carácter vincadamente solitário do seu percurso pessoal.

"A meu ver, a essência da obra de arte é de fonte matemática, não traduzível em palavras", explicou ao CM. "É explicável apenas por esquemas, e todos os meus livros versam esta matéria", acrescenta.

A Fundação Nadir Afonso será instalada em novos edifícios, junto ao centro histórico de Chaves. Fica assegurada a requalificação da frente ribeirinha do Tâmega.

O complexo da Fundação, que começará a ser construído neste ano, disporá de um auditório, salas de exposição, arquivo e biblioteca. A Fundação Nadir Afonso anunciou, entretanto, que irá atribuir um prémio a trabalhos de investigação e bolsas na área da produção artística e científica.

No futuro equipamento, serão organizadas exposições e ciclos de cinema documental. Construído em parceria pela Câmara de Chaves e a Fundação Nadir Afonso, o espaço acolherá ainda workshops infanto-juvenis, bem como cursos de Verão.

DETALHES

CIGANO SUGERE

Foi um cigano que sugeriu Nadir, nome que significa ‘raro’ ou ‘auspicioso’.

PERFEIÇÃO

Aos quatro anos de idade, Nadir Afonso desenhou a tinta um círculo perfeito numa parede de casa.

ARQUITECTATURA

Nadir Afonso licenciou-se em Arquitectura porque um funcionário da Escola de Belas-Artes o convenceu a seguir o curso.

GIGANTES

Apesar de preferir pintar, trabalhou com Le Corbusier e Niemeyer, gigantes da arquitectura

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)