Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Projecto teatral ajuda jovens delinquentes

O actor José Neves está a coordenar um projecto inédito de teatro com um grupo de jovens suspeitos de crimes que estão internados no Centro Educativo do Mondego. O grupo ensaia todas as manhãs desde meados deste mês e na noite do próximo dia 10 subirá ao palco do Teatro Municipal da Guarda para apresentar o seu trabalho.
1 de Fevereiro de 2006 às 00:00
José Neves considera o projecto 'um grande desafio'
José Neves considera o projecto 'um grande desafio' FOTO: Paulo Santos Pereira
O projecto ‘Inside Out’ é uma iniciativa do serviço educativo do Teatro Municipal da Guarda. Visa a “valorização das capacidades” de “públicos habitualmente esquecidos ou socialmente limitados”, como é o caso dos rapazes que estão internados no Centro Educativo do Mondego do Instituto de Reinserção Social por terem praticados delitos.
José Neves considera o projecto um “grande desafio” e destaca o “interesse extraordinário” demonstrado pelos jovens, que têm entre 16 e 18 anos. “Estou a aprender tanto com eles como espero que eles aprendam comigo”, afirmou.
Cada manhã de trabalho é preenchida com a dramatização de “pequenos jogos, imagens que surgem no dia-a-dia dos jovens, no aproveitamento do que lhes vai na imaginação”, disse o actor. Não existe guião, porque isso “iria forçar os jovens ao desempenho de uma actividade, quando a ideia é provocar-lhes a descoberta”, explicou José Neves, adiantando que se mostram “muito seguros”, apesar de ser a primeira vez que pisam um palco.
O actor integra o elenco permanente do Teatro D. Maria II e tem uma participação especial na série ‘Os Serranos’, emitida pela TVI, na qual faz de psicólogo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)