Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

PROJECTOS MURO NO PORTO

O Centro Regional de Artes Tradicionais (CRAT) vai promover no Porto, em Fevereiro e Março, o “Projecto Muros”, com o objectivo de apoiar e valorizar o património histórico e cultural arquitectónico.
25 de Janeiro de 2003 às 00:00
O objectivo desta iniciativa é o estudo e o registo do conhecimento tradicional da construção mural, que tem vindo a ser abandonada ou esquecida, para a integrar de novo na prática arquitectónica contemporânea.

Esta acção pretende também contribuir para a salvaguarda dos velhos muros de pedra e xisto assim como para a criação de emprego qualificado nesta área.

O “Projecto Muros” é a continuação de um estudo que o CRAT tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos sobre técnicas tradicionais de construção que, culminou na exposição “Muros”, ainda em exibição, sobre as mais significativas técnicas existentes em Portugal e na publicação do livro “Diálogos de Edificação”.

Esta iniciativa faz parte de um novo ciclo de estudos sobre tecnologias construtivas, segundo temáticas mais específicas, que se inicia com o Estudo das Tecnologias de Construção Murária.

Além da exposição fotográfica “Muros”, patente até 5 de Março nos pisos 1 e 2 do CRAT, pode ser vista – no piso 0 – a mostra “Muros do Porto”, um conjunto de trabalhos do fotógrafo Humberto Ribas, cedido pelo Museu dos Transportes.

Em parceria com o Centro de Documentação da Escola Superior Artística do Porto, vai decorrer nos dias 20 e 21 de Fevereiro a conferência “Tecnologias de Construção Murária”, na Biblioteca Almeida Garrett.

O “Projecto Muros” inclui ainda um circuito/exposição dos muros no Centro Histórico do Porto e o lançamento do livro “Gramáticas de Pedra” no dia 20 do próximo mês.

O CRAT é uma associação privada de utilidade pública que visa a promoção do estudo e divulgação das actividades e produtos das artes tradicionais da região Norte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)