Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Quadro de Van Gogh roubado durante o dia

Foi roubado no sábado, dado como recuperado poucas horas depois, mas afinal o quadro ‘Papoilas’, de Vincent Van Gogh, avaliado em 40 milhões de euros e que desapareceu do Museu de Arte Contemporânea Mahmoud Khalil, do Cairo, está mesmo em parte incerta, conforme admitiu ontem o próprio ministro da Cultura do Egipto, Faruq Hosni.
22 de Agosto de 2010 às 20:32
O quadro roubado de Van Gogh
O quadro roubado de Van Gogh FOTO: d.r.

A obra foi retirada da moldura no sábado de manhã, logo após a abertura do museu, e poucas horas depois de ter sido dado o alerta do seu desaparecimento, as autoridades egípcias detinham no aeroporto um casal italiano que se preparava para sair do país com uma tela. Aparentemente, porém, não era a obra roubada.

 

Este quadro de Van Gogh tem currículo no capítulo dos roubos: em 1978 foi roubado do mesmo museu, tendo sido recuperado dois anos depois, no Kuwait, em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas. 

O Museu Mahmoud Khalil contém um importante acervo de arte europeia dos séculos XIX e XX, incluindo obras de Paul Gauguin, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Renoir e Rodin.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)