Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Quadros inéditos de Paula Rego exibidos em Londres

Nova exposição mostra obras que a artista pintou quando vivia período de depressão.
Lusa 13 de Março de 2017 às 08:47
Paula Rego vive atualmente em Inglaterra
Um dos quadros que vão ser exibidos na galeria Marlborough
Paula Rego vive atualmente em Inglaterra
Um dos quadros que vão ser exibidos na galeria Marlborough
Paula Rego vive atualmente em Inglaterra
Um dos quadros que vão ser exibidos na galeria Marlborough
Uma série de quadros criados em 2007 por Paula Rego, quando a pintora sofreu uma grave depressão, vai ser exibida pela primeira vez a partir hoje na galeria Marlborough Fine Art, em Londres.

A existência dos quadros foi revelada recentemente por Paula Rego, ao filho, o realizador Nick Willing, que criou um filme sobre a mãe, a estrear pela BBC no próximo dia 25 de março e a 06 de abril em Portugal.

Numa entrevista publicada no sítio 'online' do jornal britânico The Guardian, o realizador revela vários pormenores do filme "Paula Rego. Secrets & Stories", nomeadamente os episódios recorrentes de depressão, a relação complexa de Paula Rego com o marido, o também artista Victor Willing (falecido em 1988), os casos extraconjugais de ambos, a família e os problemas financeiros.

De todas os temas abordados, é o da depressão que "envergonha" Paula Rego, atualmente com 82 anos, uma doença recorrente na sua vida, contra a qual lutou através do seu trabalho artístico.

Uma dessas fases deu-se em 2007 e, nessa altura, a pintora portuguesa radicada em Londres verteu para 12 telas, em pastel, todas as suas emoções, retratando-se como uma mulher "isolada, com medo, paralisada".

Por seu turno, Nick Willing, 56 anos - que realizou, entre outros, os filmes "O Caçador de Segredos" (1997), "Alice" (2009), e também séries como "Olympus" (2015) - revela, na entrevista, que desconhecia as pinturas.

"Paula Rego: Depression Series" vai ficar patente na galeria Marlborough Fine Art até 01 de abril, e o filme "Paula Rego: Secrets & Stories" será exibido pela BBC2, às 21:00, de 25 de março.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)