Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Quadros roubados em Los Angeles

Pelo menos 12 quadros de pintores como Marc Chagall e Diego Rivera foram levados da casa de um milionário em Los Angeles e até agora tem sido descrito como um dos maiores roubos desta envergadura ocorridos na história de Los Angeles (EUA).
10 de Setembro de 2008 às 13:33
'Scene Paysanne' de Marc Chagall
'Scene Paysanne' de Marc Chagall FOTO: d.r.

O jornal ‘Los Angeles Times’ noticia que o roubo foi praticado no passado dia 23 de Agosto, no entanto, só foi tornado público na terça-feira.

Citados pelo jornal, alguns especialistas em arte e fontes policiais descreveram este roubo como um dos maiores já ocorridos na história de Los Angeles.   

Um ladrão terá entrado na residência do milionário, perto de Ventura Boulevard e Freeway 405, na manhã de 23 de Agosto.

No interior da habitação, o ladrão retirou os quadros e saiu, conseguindo evitar a sua detecção pelo alarme anti-roubo. O milionário e a sua mulher estavam em casa mas não se aperceberam da situação.

Segundo fonte policial, as obras roubadas estão avaliadas em centenas  de milhares de dólares e será muito difícil ao ladrão vendê-las, para além de que os eventuais compradores exigirão garantias sobre a sua  origem.  

Entre os quadros roubados estão obras de Marc Chagall ('Les Paysans'),  Diego Rivera ('Mexican Peasant') Arshile Gorky ('Cubist still life'), Hans  Hofmann (sem título), Chaim Soutine ('La Vieille Dame au Chien' e 'La Femme  en Rouge'), Emil Nolde ('Figur mit Hund'), Lyonel Feininger ('Fin de Séance')  e Kess Van Dongen ('Alicia Alanova').   

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)