Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Qualidade marca Festival de Berlim

Chegados a metade da 62.ª edição do Festival de Berlim, sobressai desde já a qualidade das escolhas do director Dieter Kosslick, tornando mais apetecível a tarefa do júri liderado pelo cineasta britânico Mike Leigh - curiosamente vencedor da Palma de Ouro de Cannes e do Leão de Ouro de Veneza, mas nunca do Urso de Ouro, em Berlim.
14 de Fevereiro de 2012 às 01:00
'Cesare deve Morire', dos irmãos Taviani, foi um dos destaques desta segunda-feira no festival
'Cesare deve Morire', dos irmãos Taviani, foi um dos destaques desta segunda-feira no festival FOTO: D.R.

Desde logo o italiano 'Cesare Deve Morire', dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, encenando na prisão a peça de Shakespeare 'Júlio César'. Ao ponto de um dos detidos referir: “Desde que descobri a arte, esta cela tornou-se mesmo numa prisão.”

Positiva foi também a recepção de ‘L’Enfant d’en Haut’, da francesa Ursula Meier, ilustrando de forma original a forma como um miúdo aprende a viver de roubos junto a uma estância da esqui nos Alpes - bem melhor do que a irmã (Léa Seydoux), de que se vem a saber mais tarde ser, afinal de contas, a sua mãe.

Por seu turno, o americano Billy Bob Thornton, ex-companheiro de Angelina Jolie, oferece um registo leve e original do choque de gerações e culturas, em 1969, em plena guerra do Vietname.

Também se viu em Berlim o trabalho conseguido de James Marsh, a penetrar em ‘Shadow Dancer’ no registo denso da espionagem psicológica. Clive Owen e uma excelente Andrea Riseborough dão boas interpretações.

Já menos conseguida foi a tentativa do chinês Zhang Yimou recriar a barbárie da invasão japonesa em Nanquim, em 1937. Nem a presença de Christian Bale evita o pior.

A outra decepção veio do filipino Brillante Mendoza, a limitar-se a um descritivo relato da jornada de um grupo de turistas usado pelo grupo terrorista Aby Sayyaf.

Para esta terça-feira está marcada a estreia mundial do filme português 'Tabu', com o qual o realizador Miguel Gomes recupera os traumas da Guerra Colonial.

Festival de Berlim Miguel Gomes Tabu Taviani Urso de Ouro Christian Bale
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)