Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

QUANTAS CORDAS TEM UMA GUITARRA?

Se há homens capazes de dar vida, no quase verdadeiro sentido da palavra, a um simples instrumento musical, Vicente Amigo é, sem dúvida, um deles.
2 de Dezembro de 2003 às 00:00
Vicente Amigo esgotou a lotação do CCB no regresso a Lisboa
Vicente Amigo esgotou a lotação do CCB no regresso a Lisboa FOTO: Sergio Lemos
Puro, virtuoso, firme e autoritário (características só ao alcance dos iluminados), o guitarrista espanhol de flamenco, a quem chamam o natural sucessor de Paco de Lucia, actuou domingo à noite no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, num espectáculo que ficou marcado, acima de tudo, pela sobriedade e expressividade técnicas.
Na companhia de Khaled, Pedro Aznar, Dieguito 'El Cigala' e Montse Cortés (vozes) e ainda dos instrumentistas Mino Cinelu e Alfredo Paixão, Vicente Amigo apresentou, neste regresso a Portugal, alguns dos temas do seu último trabalho 'Ciudad de las Ideas', editado há três anos.
DEMONSTRAÇÃO DE PODER
Porque a guitarra não foi nem nunca será um instrumento estanque, hermeticamente fechado, Vicente Amigo deu provas, uma vez mais, de que a tradição não tem de ser necessariamente um 'bicho papão' e que com ela é possível fazer quase tudo aquilo que se queira, inclusive investigar e recriar novas formas de a tocar.
De resto, por algum motivo os seus serviços foram já requisitados por nomes como David Bowie, Al Di Meola, Bob Dylan, Joe Cocker, Milton Nascimento e, mais recentemente, Sting.
Perante um auditório completamente lotado (ainda assim com muitos espanhóis), o guitarrista de Guadalcanal, ofereceu um espectáculo verdadeiramente único numa mostra de infalível manifestação de poder.
A verdade é que mesmo sozinho em palco, Vicente pode-se contar por três, tal é a facilidade com que multipica acordes, notas e sonoridades. Afinal, quantas cordas tem uma guitarra?
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)