Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Que haja sorte, Campo Pequeno!

Cheira bem, cheira a Lisboa", diz a marcha que as gentes cantam nas mais diversas ocasiões. "Lisboa das sete colinas", "Lisboa Antiga", "Lisboa andou de lado em lado, foi ver uma tourada", "Lisboa menina e moça" são algumas das imensas frases ditas e cantadas que estão na memória dos portugueses, e dos lisboetas em particular.
16 de Abril de 2008 às 00:30
Campo Pequeno
Campo Pequeno

Mas falar de Lisboa, cantá-la e senti-la, passa também, e muito, desde "essa Lisboa de outras eras" até ao presente, por falar, cantar e sentir sobre essa Praça Monumental (‘ex-libris’) do Campo Pequeno, agora renovada e "de novo grande".

"Cheira bem..." quando cheia à temporada que se avizinha. E cada ano é assim. Lisboa tem encantos. Alguns deles são aqueles torreões seculares, altaneiros e atentos; é aquela arena em si, seja como for o que estiver em redor e por cima... Naquela arena passaram sonhos, glórias, fracassos, tragédias também.

Seis anos sem ela custaram muito. E até fez temer pelo seu futuro. Mas reabriu, lindíssima também. Uma primeira temporada de novidade e saudades... Uma segunda que manteve a certeza da importância... E, a partir de amanhã, a terceira do novo tempo, que urge respeitar, incentivar, promover e desenvolver, para mais justa consagração quando Outubro chegar.

Amanhã, à noite, a temporada 2008 começa. Só com cavaleiros e forcados. E toiros que se deseja invistam com emoção. Um cartel amplamente divulgado que está bem concedido e faz prever competição, entre nomes, entre estilos. Rouxinol, Pablo e Moura filho são três nomes que justificam distinção. Santarém, Montemor e Évora, três grupos de forcados com sinal mais, o último com responsabilidade acrescida por estar incluído no lote.

Afinal, os três lidadores a cavalo e os três grupos são candidatos (nomeados) aos troféus de Triunfadores 2007 no Campo Pequeno. Venha, pois, a nocturna de amanhã para que se comecem a escrever os contos seguintes...

Noite de prestígio. Noite de elegância. Noite de emoções, dentro e fora da arena. Amanhã e sempre! É o que todos devem desejar à Praça do Campo Pequeno, sabido é que todas as praças podem beneficiar se souberem aproveitar...

Que haja sorte!

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, 25 de Abril, a sétima novilhada da Tertúlia Tauromáquica Sobralense! E de todos nós, nos revemos nas brilhantes iniciativas da referida tertúlia e dos seus objectivos. Praça cheia é o que terá de ser!

SÓNIA MATIAS foi convidada para o popular programa da RTP ‘Dança Comigo’, onde exibiu os seus dotes de bailarina. É bom que as televisões se lembrem mais vezes dos artistas taurinos, que são também figuras populares.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)