Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

QUEEN EDITADOS NO IRÃO

Os Queen acabam de tornar-se na primeira banda ocidental a receber autorização do Governo iraniano para editar a sua música no país. Em versão cassete, a colectânea de êxitos está à venda ao preço equivalente a um euro.
25 de Agosto de 2004 às 00:00
Recorde-se que a música ocidental sempre foi censurada pelo regime iraniano, mas o feito afigura-se ainda mais importante se tivermos em conta que Freddie Mercury foi um homossexual assumido, o que no país é considerado crime.
A decisão do Governo iraniano prende-se com o facto dos Queen serem um dos mais populares grupos no país, algo que se deve ao facto dos seus discos terem sido, durante muito tempo, pirateados naquele território.
A cassete agora disponível reúne temas como ‘Bohemian Rhapsody’, ‘The Miracle’ e ‘I Want To Break Free’, mas omite, alegadamente, algumas canções de amor do grupo.
As letras surgem traduzidas e explicadas dizendo, por exemplo, que ‘Bohemian Rhapsody’ é sobre um jovem que, acidentalmente, mata outra pessoa e que, como Fausto, vende a alma ao diabo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)