Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

‘Rainha do silicone’ inspira ópera de Londres (COM VÍDEO)

Foi um nome famoso do erotismo, que tanto deu que falar pelos seus enormes seios e pelas capas da ‘Playboy’ como de uma vida de escândalos e uma morte prematura aos 39 anos. Anna Nicole Smith inspirou agora uma produção lírica que promete encher a sala da prestigiada Royal Opera House, em Londres.
18 de Fevereiro de 2011 às 12:00
Cabe à soprano holandesa Eva-Maria Westbrook dar vida à vedeta de ‘peito XL’
Cabe à soprano holandesa Eva-Maria Westbrook dar vida à vedeta de ‘peito XL’ FOTO: d.r.

Estreada esta quinta-feira, a ópera ‘Anna Nicole' promete uma receita infalível, mas muito pouco associada a produções eruditas: sexo, drogas e muitos milhões de dólares, além de uma reflexão sobre a fama, com uma ascensão tão fulgurante quanto a queda.

Cabe à soprano holandesa Eva-Maria Westbrook dar vida à vedeta de ‘peito XL', numa tragédia de traços contemporâneos com referências a Puccini e David Bowie. Composta por Mark-Anthony Turnage e libreto de Richard Thomas (que já tinha dado nas vistas com o espectáculo ‘Jerry Springer: A Ópera'), a encenação chama a atenção pelo recurso a termos impróprios e cenas não recomendáveis a pessoas sensíveis - a personagem de Anna Nicole Smith chega a vomitar nos sapatos de Dolly Parton e a realizar sexo oral em palco...

Além da vedeta principal, outros dois protagonistas são o marido idoso J. Howard Marshall III (interpretado por Alan Oke), de quem Anna Nicole tenta herdar a fortuna após a sua morte, e o advogado Stern (Gerald Finley), que é referido na encenação como alguém entre 'Darth Vader' e Yoko Ono.

O caminho para o desfecho trágico faz-se com pompa e circunstância, ao mesmo tempo que a figura central da trama vai engordando e entrando em depressão. No final, o coro entoa: "Era uma mulher que queria ser Marylin." Espera-se um êxito em Londres proporcional à polémica.

anna nicole smith erotismo ópera londres playboy
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)