Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Raio X à saúde dos EUA

'Sicko’, o mais recente documentário do premiado e polémico Michael Moore, tem hoje (21h00) antestreia nacional no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, onde é exibido no âmbito do Festival DocLisboa.
21 de Outubro de 2007 às 00:00
Michael Moore é autor de ‘Bowling for Columbine’ e ‘Fahrenheit 9/11’
Michael Moore é autor de ‘Bowling for Columbine’ e ‘Fahrenheit 9/11’ FOTO: direitos reservados
Fatal e fatalista, a película desfila 74 minutos de ataque contundente ao sistema de saúde norte-americano e, com sarcasmo e acutilância q.b., o inimigo público n.º 1 do presidente George W. Bush é cirúrgico na análise da perversa ligação do Governo às ambiciosas seguradoras dos Estados Unidos e à proveitosa indústria farmacêutica, despindo o sistema não-universal de quaisquer sentimentos de patriotismo, solidariedade e humanidade.
Num raio X que prima pela tensão (e atenção) que provoca no espectador, entre lágrimas e risos, Moore (‘Bowling for Columbine’ e ‘Fahrenheit 9/11’) soma e segue na colecta de casos de injustiça e desumanidade gritantes que contrapõe, com mão pesada, com exemplos opostos.
Ainda que manipulador – não dá espaço para o espectador se bandear para o lado de Bush –, o cineasta saltita entre casos hediondos norte--americanos e outras tantas histórias com final feliz, para sublinhar a forma miserabilista com que o seu país (não) trata os seus concidadãos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)