Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Rascunho ou cópia por 780€

Quadro gémeo de uma pintura de Rembrandt está no Algarve.
Rui Pando Gomes 15 de Dezembro de 2015 às 09:14
O investigador José Pacheco e o diretor do museu, José Gameiro
O investigador José Pacheco e o diretor do museu, José Gameiro FOTO: Luís Forra / Lusa

As semelhanças são mais do que muitas. Falta saber se é um primeiro rascunho da pintura original de Rembrandt ou se é uma cópia feita por um discípulo. O misterioso quadro, que foi adquirido em leilão por 780 euros pelo Museu de Portimão e já pertenceu ao antigo Presidente da República Manuel Teixeira Gomes, vai ser alvo de vários testes para avaliar a sua autoria.

A obra assinada pelo pintor holandês, intitulada ‘Abraham dismissing Hagar and Ishmael’, está exposta no Museu Albert & Victoria, em Londres. O quadro gémeo que está no Museu de Portimão está identificado com o título ‘Senhora, ancião e menino’ e é atribuído à escola francesa do século XIX, mas não indica o autor. Já esteve exposto mas está agora em reserva. "Há muitas semelhanças, mas nada está provado. Vamos trabalhar com colegas holandeses e ingleses para confirmar a autenticidade", revelou ao CM José Gameiro, diretor do Museu de Portimão.

As semelhanças foram descobertas pelo investigador José Pacheco. O professor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes pensa que a pintura foi adquirida pelo antigo Presidente da República no Reino Unido, onde foi embaixador, e que terá saído do ateliê de Rembrandt. Segundo o investigador, os quadros são muito semelhantes e têm as mesmas dimensões, podendo ser uma pintura abandonada, para ser feita uma segunda versão, ou então uma cópia feita por um discípulo.

rascunho quadro gémeo Rembrandt Algarve museu Portimão Manuel Teixeira Gomes
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)