Quadro gémeo de uma pintura de Rembrandt está no Algarve.
As semelhanças são mais do que muitas. Falta saber se é um primeiro rascunho da pintura original de Rembrandt ou se é uma cópia feita por um discípulo. O misterioso quadro, que foi adquirido em leilão por 780 euros pelo Museu de Portimão e já pertenceu ao antigo Presidente da República Manuel Teixeira Gomes, vai ser alvo de vários testes para avaliar a sua autoria.
A obra assinada pelo pintor holandês, intitulada ‘Abraham dismissing Hagar and Ishmael’, está exposta no Museu Albert & Victoria, em Londres. O quadro gémeo que está no Museu de Portimão está identificado com o título ‘Senhora, ancião e menino’ e é atribuído à escola francesa do século XIX, mas não indica o autor. Já esteve exposto mas está agora em reserva. "Há muitas semelhanças, mas nada está provado. Vamos trabalhar com colegas holandeses e ingleses para confirmar a autenticidade", revelou ao CM José Gameiro, diretor do Museu de Portimão.
As semelhanças foram descobertas pelo investigador José Pacheco. O professor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes pensa que a pintura foi adquirida pelo antigo Presidente da República no Reino Unido, onde foi embaixador, e que terá saído do ateliê de Rembrandt. Segundo o investigador, os quadros são muito semelhantes e têm as mesmas dimensões, podendo ser uma pintura abandonada, para ser feita uma segunda versão, ou então uma cópia feita por um discípulo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.