Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Realizador Telmo Martins prepara filme em 3D

O realizador Telmo Martins, autor do filme "Um funeral à chuva", está a preparar uma longa-metragem que será rodada em 3D, intitulada "Ground Zero", a estrear-se em 2012.
18 de Janeiro de 2011 às 14:27
O realizador Telmo Martins
O realizador Telmo Martins FOTO: Tiago Sousa Dias

"O 3D começa já a ser uma parte do cinema e neste caso serve a nossa  história", explicou Telmo Martins, em declarações à agência Lusa, para justificar o recurso àquela tecnologia. 

A produção ficará por conta da Lobby Productions, sedeada na Covilhã, que já fez trabalhos anteriores recorrendo ao 3D, apostando agora numa longa-metragem. "Ground Zero", que será rodado apenas em 2012, parte da ideia de que  o ser humano sabe o dia exacto em que vai morrer.

"E se a Humanidade descobrisse a data da sua morte o que é que acontecia  socialmente? O filme é uma espécie de ensaio sobre a morte, mas pretende  ser comercial, chegar ao público", defendeu Telmo Martins, 32 anos.  

O orçamento do filme está próximo de um milhão de euros, a produtora  procura investidores em Portugal e no estrangeiro e tenta concorrer a apoios  financeiros do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). O elenco será português, inglês e espanhol, fruto de uma co-produção com o Reino Unido e Espanha.

Telmo Martins admite que o projecto é ambicioso, mas garante ter as condições para fazer aquilo que diz ser o primeiro filme português rodado em 3D, com recurso à captação de imagens vídeo com duas câmaras em simultâneo. "Nós temos capacidade para o fazer e trabalhamos com o 3D há alguns anos para projectos institucionais", garantiu o realizador, lamentando que  o trabalho da produtora seja muitas vezes posto em causa só pela simples questão de não ser de Lisboa ou do Porto.

telmo martins cinema filme longa-metragem 3D
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)