Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

RECUPERAÇÃO DA FORTALEZA DE VALENÇA COMEÇA EM MAIO

O arquitecto Souto Moura apresenta amanhã, pelas 15h00, o projecto de recuperação da Praça Forte da Fortaleza, a área mais emblemática de Valença, cujas obras deverão arrancar em Maio de 2004.
16 de Dezembro de 2003 às 00:00
A intervenção, que está avaliada em dois milhões e meio de euros, visa modernizar a fortaleza, respeitando a sua traça original.
O plano de recuperação foi delineado pelo reconhecido arquitecto, em conjunto com técnicos do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e da Direcção-Geral dos Monumentos Nacionais (DGMN).
A primeira fase da intervenção incidirá sobre a zona da Coroada, a parte mais alta da edificação, e incluirá, entre outras iniciativas, a supressão de postes eléctricos e de telecomunicações, a substituição do piso, da iluminação pública e do mobiliário urbano.
Segundo o presidente da Câmara, José Luís Serra, “trata-se do maior projecto de sempre para a Fortaleza, que vai exigir da autarquia uma grande esforço financeiro, mas estão já asseguradas algumas verbas provenientes de fundos comunitários”.
Recorde-se que as infra-estruturas da zona de intervenção estão completamente obsoletas e remontam, em muitos casos, às décadas de 30 e 40.
Ver comentários