Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Reguengos de Monsaraz promove ciclo de cinema português

O ciclo de cinema português ‘Filmes da Nossa Memória’, que é apresentado este mês em Reguengos de Monsaraz, abre sábado com o concerto ‘Música e Cinema’ e integra sete películas dos anos 30, 40 e 50 do século XX.

2 de Fevereiro de 2011 às 14:45
Concerto ‘Música e Cinema’ marca início do ciclo de cinema
Concerto ‘Música e Cinema’ marca início do ciclo de cinema FOTO: DR

O concerto ‘Música e Cinema’ está marcado para sábado à noite no Auditório Municipal da cidade, com as actuações de Patrizia Giliberti e Mauro Dilema ao piano e de Jorge Caeiro no acordeão.

Neste espectáculo serão interpretadas, exclusivamente, músicas de bandas sonoras de filmes, como ‘Amarcord’ (película de Federico Fellini), de Nino  Rota, ‘A Lista de Schindler’, de John Williams, mas também melodias de sucessos  cinematográficos compostas por Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Ennio Morricone, George Gershwin e Nicola Piovani.

‘A Menina da Rádio’, comédia portuguesa realizada por Arthur Duarte  em 1944, é a primeira película do ciclo de cinema e será exibida no domingo, pelas 17h00. Este filme é interpretado por Maria Eugénia, Óscar de Lemos, Ribeirinho, Maria Matos e António Silva, entre outros.

No dia 12 será exibido ‘Fado, História de uma Cantadeira’, filme realizado por Perdigão Queiroga em 1948 e que levou ao grande ecrã a musa do fado Amália Rodrigues, enquanto no dia seguinte, será apresentada a fita ‘Rosa de Alfama’, realizada por Henrique Campos em 1953.

O quarto filme, no dia 19, será ‘O Grande Elias", de 1950, do realizador Arthur Duarte e onde se destacam artistas como António Silva, Milú e Francisco  Ribeiro.

‘O Costa do Castelo’, uma das mais populares comédias portuguesas de sempre, também realizada por Arthur Duarte, será exibida no dia 20.

No último fim-de-semana do ciclo, no dia 26, será exibido ‘A Canção de  Lisboa’, o primeiro filme sonoro português e que curiosamente não foi realizado por um cineasta, mas sim por um arquitecto, José Cottinelli Telmo, em 1933.

A fechar o ciclo, no dia seguinte, estará a longa-metragem ‘O Leão da Estrela’, de 1947.

Todas as películas que integram os ‘Filmes  da Nossa Memória’, ciclo promovido pelo município local, têm entrada gratuita. 

filmes cinema reguengos de monsaraz ciclo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)