Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

REQUIEM POR PASSOS MANUEL

A Fundação Passos Canavarro quer assinalar, em 2005, o bicentenário do nascimento de Manuel da Silva Passos (Passos Manuel), tendo já encomendado ao compositor Enrique Carrapatoso um Requiem em homenagem ao político do séc. XIX.
8 de Fevereiro de 2004 às 08:11
Em declarações à agência Lusa, o presidente da fundação, Pedro Canavarro, disse que o 'Requiem' será o gesto mais significativo e menos comum da comemoração que se desenrolará em 2005. Será interpretado por uma orquestra com coro e solista, estando a decorrer contactos com algumas instituições, entre as quais a Fundação Gulbenkian.
Pedro Canavarro manifestou a intenção de realizar concertos em Matosinhos ou no Porto, Santarém e Lisboa, este de preferência na sala do Senado da Assembleia da República (AR). Por outro lado, frisou que a fundação vai fazer tudo para que se cumpra o despacho do ex-presidente da AR, António Almeida Santos, no sentido de ser colocada uma estátua de Passos Manuel no largo fronteiro a São Bento.
Em Janeiro, a instituição tenciona promover, com a Câmara de Santarém, uma sessão solene de homenagem a Passos Manuel seguida da inauguração de uma exposição bibliográfica no Arquivo Nacional, onde se encontra depositado o seu espólio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)