Retrato de família

Se Fernando Curado Ribeiro fosse vivo (teria 86 anos), ficaria certamente muito feliz com ‘Concerto para Dois – O Musical’, que a sua filha, a actriz e cantora Rita Ribeiro, começa a apresentar esta noite no Fórum Lisboa e que é interpretado pela neta, Maria David Ribeiro.
09.11.05
  • partilhe
  • 0
  • +
Com apenas oito anos, a jovem artista aprendeu a peça de cor – às escondidas da mãe – e conseguiu realizar um sonho: estrear-se nos palcos num espectáculo que recorda os melhores momentos da vida e da carreira do avô.
Embora não o tenha conhecido (Curado Ribeiro faleceu há dez anos), Maria David diz que, das fotos e dos filmes que vê, e daquilo que lhe contam... “O meu avô não só era um homem muito bonito como era, acima de tudo, uma boa pessoa”, afirmou ao CM com um sorriso aberto.
Para completar o retrato de família, ‘Concerto para Dois’ conta ainda com a participação de Hugo Rendas, marido de Rita Ribeiro, e de Maria José, a mãe da actriz, que faz uma ‘perninha’ neste espectáculo em registo vídeo.
A estreia de ‘Concerto para Dois’ é, para Rita Ribeiro, a conclusão feliz de um parto complicado. O espectáculo não teve quaisquer apoios financeiros e não estrearia sem a ajuda da Câmara Municipal de Lisboa, que cedeu o Fórum Lisboa à Rita Curado Ribeiro Produções.
PAIXÃO
“Chego à conclusão de que o teatro em Portugal precisa mesmo de mais apoios”, diz-nos a empresária. “Se não fosse a equipa maravilhosa que reuni, e que trabalhou com tanta paixão, não teria conseguido fazer isto.”
Quando lhe perguntamos sobre a estreia da filha no teatro, os olhos de Rita Ribeiro brilham, mas a actriz prefere deixar Maria falar. E a jovem revelação não se faz rogada.
“Não foi nada difícil fazer o musical”, diz ela, que canta, dança e representa num espectáculo que se quer total. “Acho que quando se tem uma encenadora simpática – como é o caso – as coisas se tornam muito fáceis”, acrescenta.
E sobre o seu futuro, é peremptória: “Se este espectáculo correr bem, acho que posso ser actriz... Se não correr, tenho outras hipóteses. Como ser professora de ballet...”
‘Concerto para Dois’, que tem música original de João Bengala, cenografia de Stephane Alberto, coreografia de Victor Linhares e figurinos de Paulo Azenha, é para ver em Lisboa de quinta a sábado às 21h30, aos sábados e domingos às 16h00. Depois de cumprir carreira no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), partirá para digressão nacional, como, de resto, todas as produções de Rita Ribeiro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!