Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Ricardo nos palcos

O actor Ricardo Pereira – que o grande público conhece das telenovelas – vai voltar aos palcos para encarnar uma das personagens centrais da peça ‘Fat Pig’, com que o Teatro Nacional vai reabrir o Villaret, no mês de Março, depois de obras de melhoramento.
28 de Dezembro de 2007 às 00:00
Para o galã, que se estreou nos palcos justamente na Sala Garrett do D. Maria II – na peça ‘Real Caçada ao Sol’, de Peter Shaffer, sob a direcção de Carlos Avilez – este é um regresso às tábuas, desta feita com um texto que tem dado que falar no circuito internacional.
LaBute, revelado em Portugal pelo Teatro Aberto (a companhia de João Lourenço já apresentou três espectáculos a partir dos seus textos), mas também conhecido pela sua faceta de realizador (são dele os filmes ‘Betty’, com Renée Zellweger ou ‘Possessão’, com Gwyneth Paltrow), é, em teatro, sinónimo de humor negro. Em ‘Fat Pig’ escreveu uma história que nos confronta com a obsessão contemporânea com a imagem – algo que a todos parece afectar, mesmo àqueles que aparentemente mais lhe resistem.
Aliás, o próprio LaBute tem excesso de peso e este texto é em parte autobiográfico: o escritor submeteu-se em 2006 a um severo regime alimentar que o fez perder quase trinta quilos, recuperando o peso logo a seguir.
Em cena, a personagem encarnada por Ricardo Pereira vai confrontar-se com o seguinte dilema: enfrentar – ou não – os amigos, que o criticam por ter arranjado uma namorada gorda.
Com encenação de Amândio Pinheiro, que fez também a tradução do texto, o espectáculo contará ainda com interpretações de Carla Vasconcelos, Maria João Falcão e Carlos António.
Até ao fecho da nossa edição não foi possível contactar Ricardo Pereira, em férias no estrangeiro.
PERFIL
Ricardo Pereira nasceu a 14 de Setembro de 1979. Aluno do Liceu Camões, frequentou o curso de Psicologia na Universidade Lusófona. Estreou-se como actor em 2000, pela mão de Carlos Avilez, trabalhando posteriormente com os encenadores António Pires, Bruno Cochat, Luís Esparteiro ou Maria Emília Correia. Em televisão tornou-se conhecido graças a telenovelas como ‘Jura’ ou ‘Floribela II’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)