Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Ricardo Pais leva ‘Sombras ao Teatro Aveirense

É um espectáculo que se vê como se de um sonho se tratasse, em estado de encantamento. Usando a palavra menos para contar uma história do que para criar sonoridades poéticas ou para evocar determinados estados de espírito e sentimentos, alternando a dança e o canto, oscilando constantemente entre os registos tradicional e contemporâneo, entre o folclore e a vanguarda, ‘Sombras’ chega dia 19 de Fevereiro, às 21h30, ao Teatro Aveirense depois de passagens pelo Porto, Guimarães, Viseu e Lisboa.
18 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Ricardo Pais anda em digressão internacional com o seu mais recente espectáculo, 'Sombras'
Ricardo Pais anda em digressão internacional com o seu mais recente espectáculo, 'Sombras' FOTO: João Tuna

Tendo como subtítulo ‘a nossa tristeza é uma imensa alegria', esta criação de Ricardo Pais propõe um mergulho à essência da alma nacional, naqueles mesmos traços com que costumamos auto-avaliarmo-nos: o amor louco, por vezes violento, a saudade, o sentimentalismo, o amor à pátria misturado com algum provincianismo, o prazer da melancolia.

 

Usando como textos base obras de Fernando Pessoa, Almeida Garrett, António Ferreira ou Teixeira de Pascoaes, só para referir alguns, os temas são, porém, mais sugeridos do que afirmados e o mais provável é que cada espectador retire desta criação vivências únicas e distintas.

 

Até os estrangeiros - já que este trabalho tem agendadas, pelo menos, duas apresentações no Théâtre de la Ville, em Paris (a 11 e 12 de Abril próximo). 

Jogando com os talentos dos co-criadores do espectáculo - Fábio Iaquone e Luca Attilii (vídeo), Mário Laginha (música original),  Paulo Ribeiro (coreografia), Nuno Lacerda Lopes (cenografia) e Bernardo Monteiro (figurinos), - Ricardo Pais orquestra um todo que se oferece, também, como uma experiência estética intensa. No final, as luzes sobem e o público desperta do seu sonho.

Cultura Teatro Teatro Aveirense 'Sombras' Ricardo Pais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)