page view

Rita Blanco regressa aos palcos

Um espectáculo semi-improvisado mostra-nos sete amigos numa noite de bebedeira e de confissões mais ou menos desastradas. A actriz é a anfitriã de um serão que não tem um final feliz

03 de julho de 2008 às 16:59

Ao jantar, uma ‘dúvida existencial’ assalta os convivas, reunidos à mesa para uma festa de fim de ano entre amigos: as amêijoas têm, ou não têm, areia? A discussão ocupa algum tempo, com as personagens, sentadas em cadeiras dispostas em linha horizontal mesmo frente ao público, no palco do Teatro Maria Matos, Lisboa.

É o início de ‘A Festa’, peça que assinala o regresso aos palcos de Rita Blanco e que foi construída em moldes muito particulares. O texto é resultado de improvisações dos actores, que os escritores Filipe Homem Fonseca, Nelson Guerreiro e Tiago Rodrigues se encarregaram de passar ao papel, após um workshop de argumento orientado pelo realizador João Canijo.

“Nós, actores, começámos por pensar numa personagem que gostaríamos de trabalhar, a partir de um tema que nos foi proposto: a festa”, revela Rita Blanco. “A partir daí, em atelier, cada um apresentava a sua personagem e trocavam-se ideias sobre o assunto. Eles escreviam e tudo era revisto na sessão seguinte...”, prossegue. O texto final ficou pronto a escassas duas semanas da estreia.

“É um processo muito estimulante”, confessa Rita Blanco, “ainda que assustador. Sou uma pessoa que precisa de tempo para decorar texto e para integrar o processo todo...”, acrescenta, ela que perdeu dois quilos durante a última fase de ensaios de “A Festa”, onde faz de Sílvia, a anfitriã do jantar. Das amêijoas, a conversa dos amigos passa para temas como a solidão, o egoísmo, a felicidade, a família e os filhos (ter ou não ter), a velhice – numa sequência de lugares-comuns que inicialmente começa por fazer rir o público. À medida que o tempo passa, porém, e os copos de vinho se sucedem uns aos outros, a conversa azeda. Como (quase) sempre acontece em ocasiões em que o álcool abunda, o encontro descamba em violência verbal, à medida que as frustrações de cada um vêm ao de cima.

“Estão todos muito sós”, justifica a actriz. “Cada uma destas personagens tem a sua história, o seu passado. E está profundamente só. Depois do jantar, cada um vai para a sua casa, onde não tem com quem falar”, conclui.

No elenco, para além de Rita Blanco, estão também Cátia Pinheiro, Cláudia Gaiolas, Joaquim Horta, Marcello Urgeghe, Tiago Rodrigues e Tónan Quito. Este espectáculo, para ver até dia 27, é integrado no Festival de Teatro de Almada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8