Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Rita Ferro vence Prémio PEN Narrativa 2012

A escritora Rita Ferro acaba de vencer o Prémio PEN Narrativa 2012, com o romance ‘A Menina é Filha de Quem?’, editado pela Dom Quixote em Outubro de 2011. A obra convenceu o júri, composto por Helena Barbas, Artur Anselmo e Fernando Dacosta, pela forma como se debruça “corajosamente sobre uma época e uma geração malditas que contribuíram inevitavelmente para a matriz da nossa identidade”.
30 de Outubro de 2012 às 18:54
A escritora Rita Ferro iniciou a sua carreira literária em 1990 e está editada em Espanha, Brasil e Croácia.
A escritora Rita Ferro iniciou a sua carreira literária em 1990 e está editada em Espanha, Brasil e Croácia. FOTO: Micaela Neto

O livro, cuja acção arranca nos anos 50, retrata uma época em que a obediência era tudo e evoca a experiência da própria Rita Ferro, que apesar de ter crescido no meio artístico – tendo-se cruzado com gente como Ruben A., Almada Negreiros, Natália Correia, Ary dos Santos ou David Mourão Ferreira – nunca foi encorajada para seguir as letras.

Rita Ferro iniciou a sua carreira literária em 1990 e ao longo destes últimos vinte anos tem-se repartido entre vários géneros literários: escreveu romances, cartas, biografias, livros de crónicas, literatura infantil e até uma peça de teatro. Presença regular na imprensa, foi também apresentadora de televisão, cronista na rádio, júri literária e de festivais de cinema.

Os seus livros estão editados em Espanha, Brasil e Croácia.

Cultura Literatura Livros Prémio PEN Narrativa Rita Ferro Dom Quixote
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)