Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Rosa Lobato Faria no cinema

O cineasta António Ferreira, que vai estrear a segunda longa metragem da sua carreira na próxima quarta-feira no Fantasporto, espera produzir já no próximo ano uma nova longa metragem baseada num romance de Rosa Lobato Faria falecida no dia 2 de Fevereiro.
2 de Março de 2010 às 11:47
Escritora faleceu no passado dia 2 de Fevereiro
Escritora faleceu no passado dia 2 de Fevereiro FOTO: Tiago Sousa Dias

‘A Trança de Inês’ da autoria da falecida escritora é uma história baseada no amor de Pedro e Inês transportada para três épocas distintas: aquela em que aconteceu, a actualidade e uma sociedade futura. “Está muito bem escrita, com muita ironia, e com algum humor até, e foi isso que me atraiu imenso na obra da Rosa Lobato Faria” confessou o cineasta à agência Lusa.

António Ferreira tem ainda outro projecto na manga para o próximo ano. ‘Bela América’ é um guião original escrito em conjunto com César Silva (‘Esquece tudo o que te disse’) e com Tiago Sousa (‘Embargo’). “É uma comédia pura e dura, embora bastante negra” que cruza dois mundos completamente diferentes, acrescentou.

Fundador da produtora ZED Filmes- Curtas e Longas, António Ferreira assegura que “um dos dois deverá ser o próximo filme” e que qualquer um deles será rodado na cidade de Coimbra, a sua terra natal, com co-produções internacionais para abrir os horizontes à divulgação, tal como aconteceu com ‘Embargo’, baseado numa obra homónima de José Saramago.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)