Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Rui Tovar: “Era mal-educado e um arrogante”

Rui Tovar não poupa críticas a José Saramago de quem foi ‘vítima' e dá o seu testemunho na obra ‘Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias'.
7 de Fevereiro de 2014 às 12:22
Ana Cabrera, Pedro Marques Gomes, Irene Pimentel e Zita Seabra no lançamento da obra polémica
Ana Cabrera, Pedro Marques Gomes, Irene Pimentel e Zita Seabra no lançamento da obra polémica FOTO: Pedro Ferreira

Todos os dias havia saneamentos no ‘DN’. O Saramago [diretor-adjunto entre abril e novembro de 1975] era mal-educado e um arrogante. Acho que estamos a tentar branquear o Saramago. Ele era um grande escritor, mas não era um grande homem". Palavras de Rui Tovar ao CM, um dos nomes ‘saneados’ que deu o seu testemunho para a obra ‘Os Saneamentos Políticos do ‘Diário de Notícias’, do investigador Pedro Marques Gomes, 27 anos, lançada ontem apesar da polémica.

De recordar que a editora Alêtheia acusou a Global Notícias de tentar impedir a publicação do livro que, entre outros aspetos, identifica José Saramago como o "iniciador" do processo de afastamento de jornalistas, no ‘Verão Quente’ de 1975. Em reação, a empresa de Joaquim Oliveira negou, mas disse ser contra a reprodução ‘não autorizada’ de uma capa da autoria do ‘DN’". Zita Seabra alega: "ninguém lê um jornal da capa de um livro, que além disso está cortada" e "não se apagam acontecimentos da história". Surpreendido com a polémica, o autor referiu ao CM que, após falar com os 22 protagonistas, reparou que "passados 40 anos sobre os acontecimentos, os intervenientes ainda falam com muita emoção".

Rui Tovar, antigo jornalista do ‘DN’ e atual cronista e comentador do CM e da CMTV é um deles: "havia uma censura muito mais reles do que a que havia no 25 de Abril". A escritora Maria Teresa Horta também deu o seu contributo para a obra, mas conta que foi alvo de censura após "a entrada do Miguel Coutinho". 

saramago arrogante mal-educado dn
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)