Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Ruy de Carvalho: “Que o povo português não nos abandone”

O actor Ruy de Carvalho dedicou a todos os portugueses, que estão a viver "um momento muito difícil", a condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Infante, imposta esta terça-feira pelo Presidente da República.
30 de Outubro de 2012 às 13:47
"Queremos manifestar o apreço dos portugueses pelo seu trabalho, talento e dedicação", disse Cavaco Silva, dirigindo-se ao actor
'Queremos manifestar o apreço dos portugueses pelo seu trabalho, talento e dedicação', disse Cavaco Silva, dirigindo-se ao actor FOTO: Mário Cruz/Lusa

Ruy de Carvalho reconheceu que não é fácil os portugueses apoiarem os artistas e a cultura no tempo actual.

"Vão-nos vendo, vão-nos acarinhando e que o povo português não nos abandone. Sem eles não somos nada", disse o actor, de 85 anos.

Na cerimónia, que decorreu esta terça-feira no palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República elogiou o percurso "verdadeiramente invulgar", "muito extenso e brilhante" no teatro, cinema, televisão e rádio, de Ruy de Carvalho.

"Queremos manifestar o apreço dos portugueses pelo seu trabalho, talento e dedicação", disse Cavaco Silva, dirigindo-se ao actor.

Actor regular nos elencos das telenovelas e seriados televisivos nacionais, Ruy de Carvalho, que está a celebrar 70 anos de carreira, estreou-se, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça ‘O Jogo para o Natal de Cristo’, encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho.

Esta condecoração irá juntar-se à Comenda e ao Grande Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada que Ruy de Carvalho recebeu, respectivamente, em Fevereiro de 1998 e em Março de 2010, ao grau de comendador da Ordem do Infante, que recebeu em Junho de 1993, e à Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1990.

ruy de carvalho cavaco silva condecoração palácio de belém ordem do infante grã-cruz
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)